João Bidu

undefined
Larissa Silva
Campanha Pense Rosa: veja como você pode transformar vidas

A Campanha Pense Rosa , criada pela ONG Orientavida, começou em 2009 com o objetivo de conscientizar o máximo de pessoas, principalmente mulheres, sobre a importância da mamografia, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando a doença é detectada e tratada a tempo, há 95% de chance dela ser curada. Por isso, realizar a mamografia é um ato de amor consigo mesma e você também pode contribuir para que outras mulheres tenham acesso ao exame, por meio de doações para a Campanha Pense Rosa.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o que causa o câncer de mama é a multiplicação desordenada das células que estão na mama. Com essa rápida multiplicação, é possível que ocorra o desenvolvimento de células anormais que podem formar um tumor maligno. Há casos em que o câncer de mama evolui lentamente, já outros são mais rápidos, assim, a prevenção junto com a mamografia são as melhores ferramentas para combater essa doença. Além disso, mesmo que seja mais raro, homens também podem desenvolver câncer de mama.

Fatores que ajudam no desenvolvimento do câncer de mama

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), existem diversos fatores que colaboram para o surgƒdiaimento do câncer de mama, começando pela idade - quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, por isso o exame de mamografia é recomendado ser feito anualmente a partir dos 40 anos. Ademais, outros fatores que aumentam as chances do desenvolvimento da doença são: histórico de casos de câncer de mama na família, obesidade, sedentarismo, excesso de consumo de bebidas alcoólicas, muita exposição a Raios-X, alterações genéticas e casos de câncer de ovário na família.

Como prevenir a doença?

O INCA também diz que "cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis", como a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação. A orientação também é ter cuidado com o uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Para evitar qualquer problema, consulte um profissional da Ginecologia antes de se automedicar.

Já a mamografia é uma ferramenta de detecção da doença, que quando é diagnosticada pode ser tratada com métodos menos agressivos. Contudo, além do exame é importante que as mulheres conheçam o próprio corpo, para perceberem quando algo diferente está acontecendo. Por meio do toque nas mamas, conhecido por  autoexame , é possível identificar nódulos ou caroços que podem ser tumores. Em seguida, com os exames certos como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética, então, torna-se mais fácil a diagnosticação precoce de tumores malignos ou benignos nas mamas.

As mulheres têm o direito de realizar a mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), porém, por causa da pandemia do coronavírus, o isolamento social e o foco no combate desse vírus, o número de exames caiu drasticamente. O perigo desse cenário é a demora na detecção da doença, que pode ser mais fatal no futuro. 

Portanto, neste momento, a Campanha Pense Rosa tornou-se ainda mais necessária. Isso porque a campanha não apenas compartilha informações para a conscientização da população, mas também recebe doações que são transformadas em exames de mamografias gratuitas e depois são oferecidos para as mulheres que estão na fila de espera do SUS para realizar o exame. Com essa ação há um aumento nas chances de combater os casos de câncer de mama.

Se você deseja ajudar o trabalho da ONG Orientavida na Campanha Pense Rosa e, assim, transformar diversas vidas, você pode comprar uma Pulseira do Bem , no site  de produtos da ONG. A cada 12 pulseiras vendidas, o projeto consegue disponibilizar um exame de mamografia gratuito para uma mulher. Além disso, se você comprar qualquer produto na Loja do João Bidu ou livros na Astral Cultural , parte do valor da compra será destinado para a Campanha Pense Rosa.

Em tempos de pandemia, ajudar o próximo é um atitude humana pelo bem maior. Faça a sua parte nesta ação humanitária e ajude a transformar a vida de centenas de pessoas. E, também, não esqueça de cuidar de si mesma, realizando os exames de rotina, bem como o autoexame de mama. Conheça o seu corpo e o ame acima de tudo.

LEIA TAMBÉM:

Outubro Rosa: Câncer de mama e bloqueios afetivos

  • Afirmações para Chakra do Plexo Solar: atraia autoestima, confiança e poder pessoal
  • Conheça a oração do amor-próprio: valorize quem você é

      Veja Também

        Mostrar mais