João Bidu

lavanda
Reprodução/Pinterest
Lavanda está entre as plantas que combatem o estresse

Nesses tempos de pandemia e isolamento, muita gente está tendo de lidar com o estresse. Mudanças repentinas na rotina, preocupações com a saúde, excesso de trabalho doméstico e/ou profissional, além de todas as incertezas acerca do futuro da humanidade, são exemplos de gatilhos que ajudam no desenvolvimento do estresse.

Quando o estresse não é tratado, há chances do surgimento de doenças mais graves, como ansiedade e depressão. O corpo físico também é diretamente afetado pelo problema e ele pode reagir por meio da manifestação de alergias e o aumento da queda dos cabelos .

Assim, observe as mudanças que estão ocorrendo no seu corpo e como a sua mente está lidando com o atual momento. Se você passou a ter dificuldade para dormir , se concentrar e está com a cabeça repleta de medos, preocupações, cobranças e pensamentos negativos sobre você e o mundo, então está na hora de dar uma pausa e refletir sobre o estresse.

Para reduzir os níveis do estresse, você pode utilizar óleos essenciais , mudar alguns hábitos diários , ter uma alimentação mais saudável, praticar esportes e aquecer o corpo no Sol.

Outra dica prática para combater esse problema é por meio das energias das plantas, pois são poderosas fontes de vida capazes de transmitir harmonia para as pessoas. Por essa razão, confira quais são as melhores plantas para combater o estresse e não deixe de cultivá-las na sua casa!

Plantas que combatem o estresse

Hortelã

Receitas e remédios naturais com hortelã sempre são os queridinhos das pessoas. A planta além de ser uma espécie bastante aromática, é repleta de nutrientes que fortalecem o corpo e a imunidade. O aroma da hortelã é capaz de reduzir os níveis de estresse e auxilia no aumento do bom humor.

Jasmim

A planta é ideal para ajudar no processo do sono. O cansaço e as noites mal dormidas refletem no estado da mente que, em geral, fica mais irritada. Com o aroma do jasmim, o corpo fica mais relaxado e pronto para o sono. Assim, o estresse e a ansiedade são reduzidos.

Lavanda

Conhecida por ser um dos melhores remédios naturais contra o estresse e a ansiedade, a lavanda também é poderosa para combater a agitação e a insônia. A planta auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e colabora no tratamento das dores de cabeça. Por ser considerada como um calmante natural, pode ser usada para diminuir a frequência cardíaca nos momentos de tensão.

Orégano

Você já pensou em cultivar orégano na sua casa? Essa erva aromática combina com quase todas as receitas! Ademais, pode ser utilizada para afastar os sintomas do estresse e da ansiedade. Nos momentos em que o estresse estiver batendo na porta, é só ficar ao lado da planta e sentir o aroma dela. Depois de alguns minutos, você estará renovado(a) para encarar qualquer circunstância.

Rosas

Para o estresse, as rosas são úteis porque elas transmitem a sensação de conforto e paz para as pessoas. Então, quando sentir que sua mente está atormentada pelo estresse, faça uma meditação enquanto olha para uma rosa. Prefira as flores com tonalidades mais claras, como a branca e a cor-de-rosa. Por meio desse exercício, você deixará sua mente mais calma e o corpo mais leve.

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

      Mostrar mais