João Bidu

Tenha mais bem-estar na sua casa - Crédito: Chait Goli/Pexels

O Feng Shui é utilizado para ajudar a melhorar a circulação das energias em um determinado espaço. A palavra "Feng" significa vento e "Shui" quer dizer água, dessa forma, a técnica transmite o conceito de que o bem-estar pode ser alcançado por meio da fluidez das energias, bem como acontece com esses dois elementos vitais para a vida.

É por isso que o Feng Shui não é apenas uma forma de decoração ou de organização dos cômodos! Para você ter o espaço necessário para o fluxo das energias, o Feng Shui, então, serve como ferramenta que executa, diretamente nas áreas certas, o trabalho que liberta as energias que estão estagnadas e também chama as que ainda não estão pela sua casa. Tudo isso serve para fortalecer e/ou restabelecer a saúde do ambiente.

Você pode aplicar a técnica onde quiser e não precisa de muito trabalho para ter um lar mais equilibrado, harmonioso e, principalmente, repleto de positividade! Confira como aplicar as dicas de  Feng Shui para iniciantes  e renove o astral da casa com simples atitudes.

Feng Shui para iniciantes: dicas para a casa

Caminhe pela casa

Saia da sua casa com um caderno e uma caneta na mão, depois retorne para a residência e olhe ao redor como se fosse a primeira vez. Caminhe pela casa observando cada móvel, decoração e detalhes; em seguida, anote as suas sensações no caderno.

O objetivo desse exercício é despertar e estimular a sua percepção do ambiente, para ver os efeitos que a residência causa em você. Há um móvel que você não gosta mais? O cômodo está organizado como você deseja? A partir das suas anotações, você terá um mapa sobre os móveis que precisam de mais atenção, cuidados e/ou limpeza. Também saberá o que está faltando no seu lar e o que pode ser jogado fora.

Limpeza em dia

No Feng Shui, a limpeza é a parte essencial para o fluxo correto das energias. Lembra que o significado de Feng Shui é água e vento? Então, imagine a sujeira como um obstáculo para esses elementos - não deixar eles entrarem na casa é o mesmo que impedir a chegada da prosperidade, sorte, saúde e amor. É por isso que a limpeza dos cômodos deve ser frequente.

Porta do banheiro fechada

Essa dica é uma das mais básicas e primordiais. Isso porque o banheiro é o local onde as energias vão embora, portanto, deixar a porta aberta desse cômodo permite que as vibrações sejam jogadas para fora. Além disso, toda saída de água e lixeiras também devem ser deixadas tampadas, para evitar o mesmo problema de escape. 

Nunca compartilhe sua cama

Você sabia que passamos parte da vida dormindo? Por conta disso, a cama precisa ser valorizada, já que o descanso do nosso corpo depende dela. Todo material que é poroso é capaz de absorver as energias assim como uma esponja. Por essa razão, os tecidos da cama, bem como o colchão, ficam com partículas das energias das pessoas que tiveram contato com eles. 

O ideal, então, é nunca deixar que pessoas que não fazem parte do seu convívio fiquem na sua cama, para evitar que energias estranhas fiquem grudadas no seu local de descanso. Sabe aquele costume de chamar uma amiga no quarto e sentar com ela na cama para conversar? Mude o quanto antes esse hábito, porque você não sabe qual é o tipo de vibração que está sendo emanada por ela. 

Elementos pela casa

Para ter mais equilibrio energético procure colocar, em todos os cômodos da casa, objetos que representam os elementos terra, água, ar e fogo. Os itens não podem ser excesso, por vezes, até um já faz a diferença para o astral do ambiente. Se eles tiverem um ligação emocional com você, o poder deles é multiplicado!

Proteja a entrada do seu lar

Se você segue alguma religião, coloque próximo da porta de entrada um item do seu guardião, para ele te proteger das forças negativas. Você também pode utilizar vasos de plantas e sinos dos ventos, para atrair proteção e sorte ao local. Contudo, tenha cuidado para não deixar nada na frente da entrada, porque essa posição serve para impedir a entrada das boas energias.

Cuide da estrutura da casa

Você sente vontade de pintar as paredes? Há um defeito na casa que sempre te incomoda? Ouça a sua intuição e deixe que ela diga quais mudanças a sua casa precisa. 

O lar é o reflexo de quem mora no local, se você não colocar suas características na residência, então, pode acontecer de você nunca se sentir em paz.

Cuida da estrutura da casa trocando o que está quebrado e colocando um novo significado na decoração. Deixe o espaço com a sua cara e aproveite a sua própria essênciar ser propagada pela área.

Nunca utilize uma única cor

As cores fazem parte do Feng Shui porque são capazes de criar e controlar as emoções. Cada tonalidade tem um significado e, por isso, conhecer esses detalhes ajuda na hora de decidir qual é a energia que você quer transmitir pela casa.

Porém, nunca é recomendável utilizar uma única cor no ambiente. O excesso da vibração pode causar problemas na saúde da mente e do corpo. Assim, se você tem as paredes de uma cor, a decoração deve ser de outra. Não há tonalidades ideais, então, use aquelas que você mais gosta.

Cuidado com as palavras

Todas as palavras são uma forma de energia e saber como utilizá-las é uma maneira de prevenir doenças na casa. Se estiver em um momento de grande irritação e quiser falar coisas desagradáveis, faça isso do lado de fora da residência. Lembre-se que tudo que é feito e/ou verbalizado dentro do lar fica circulando pelo ambiente - tanto as coisas boas quanto as ruins.

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

      Mostrar mais