O grande vencedor do Globo de Ouro 2025, que aconteceu no último domingo, foi Emilia Pérez , dirigido pelo francês Jacques Audiard . Ao todo, o longa recebeu 10 indicações e levou para casa quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme de Comédia ou Musical e de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
A narrativa, que chega aos cinemas brasileiros em 06 de fevereiro , tem distribuição da Paris Filmes . Além de ganhar o Prêmio do Júri na última edição do Festival de Cannes, o título está na pré-lista do Oscar em seis categorias, incluindo Melhor Filme Internacional, com a possibilidade de concorrer com Ainda Estou Aqui .
Sobre o que é Emilia Pérez?
A trama é um musical dramático que combina humor, questões sociais e canções experimentais para contar a história de Juan “Manitas” Del Monte, um poderoso chefe de um cartel mexicano que finge sua própria morte para realizar um sonho: a transição de gênero.
Para isso, ele contrata a advogada Rita, que o ajuda a retirar-se de seu negócio e encontra um médico disposto a realizar uma série de cirurgias de redesignação – Manitas se torna, portanto, Emilia Perez. O drama aborda temas como identidade, justiça e reconciliação familiar.
Quem são os personagens?
Karla Sofía Gascón é Emilia Pérez: Anteriormente Juan “Manitas” Del Monte, um chefão do tráfico que desaparece para se tornar a mulher que sempre sonhou em ser. Como Emilia, busca recomeçar sua vida limpando os erros do passado enquanto lida com uma decisão grandiosa.
Zoe Saldaña é Rita: Advogada de Emilia e peça-chave na narrativa, ajudando a protagonista a navegar pelos desafios legais e emocionais de sua transformação. No Globo de Ouro 2025, a atriz venceu a categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Filmes.
Selena Gomez é Jessi: Uma jovem carismática e ambiciosa. Era casada com Manitas e mãe de seus filhos. É essa personagem que traz desafios e complexidades ao longa.
Édgar Ramírez é Gustavo Brun: Namorado de Jessi. Ele ajuda a amada a enfrentar seus dilemas com o passado, trazendo um certo caos ao filme.
Mark Ivanir é Dr. Wasserman: O médico responsável pela cirurgia de redesignação de gênero de Emilia, tem um papel essencial na transformação da protagonista.
Curiosidades
A história é livremente adaptada do romance Ecoute de Boris Razon . Apesar de ter sido bem recebido pela crítica internacional, o lançamento está gerando polêmica nas redes sociais por causa da falta de atores mexicanos ou latino-americanos no elenco – a única é Adriana Paz, que cumpre um papel secundário.
Já a atriz e cantora norte-americana Selena Gomez chegou a receber críticas por seu espanhol no longa: o diretor Eugenio Derbez disse, em um podcast, que ela está “indefensável” no filme. A estrela rebateu: “eu entendo de onde isso vem. Sinto muito por ter feito o melhor que pude com o tempo que me foi dado. Isso não diminui quanto trabalhei e coloquei o coração nesse filme”, escreveu.