Em meio a busca por soluções decorativas que unam tecnologia , design e praticidade na cozinha , o cooktop invisível surge em 2025 como uma das tendências que mais promete revolucionar os projetos desse cômodo que, para muitos, é considerado o mais importante da casa.
Mas você sabe o que é exatamente esse novo modelo de fogão e como ele se diferencia das opções convencionais? Nós conversamos com a arquiteta Patrícia Penna para descobrir se vale a pena ou não investir nesse cooktop futurista. Veja:
O que é um cooktop invisível?
Segundo Patrícia, a principal diferença entre os cooktops tradicionais e os modelos invisíveis está na tecnologia de aquecimento das bocas e, claro, no design para lá de inovador do eletro.
Enquanto os cooktops a gás possuem chamas visíveis e os por indução aquecem através de campos magnéticos sob uma superfície de vidro, o cooktop invisível vai um passo além em sua funcionalidade de aquecer as panelas.
“Trata-se de um equipamento que libera completamente a bancada onde é instalado. Sua mecânica e tecnologia são ocultas sob a superfície, o que torna o eletrodoméstico ‘invisível’, proporcionando um ambiente mais clean e discreto” , comenta Patrícia, que comanda o escritório de arquitetura Patrícia Penna, no interior de São Paulo.
No entanto, apesar de democrático, o eletro necessita de equipamentos compatíveis para ser utilizado (assim como qualquer outro fogão sem chamas).
“Elétrico ou por indução, o cooktop invísvivel exige panelas específicas , o que pode ser uma desvantagem para quem valoriza a liberdade de escolha nesse item ao planejar a cozinha.”
Estiloso, porém com limitações
Embora, em teoria, o cooktop invisível possa ser instalado em qualquer cozinha , Patrícia ressalta que a instalação exige uma atenção especial ao material da bancada onde será fixado.
“Ele pode ser instalado em qualquer formato de cozinha, mas não em qualquer material . É majoritariamente instalado em lâminas sintetizadas (ultracompactadas) , que garantem resistência e segurança durante o aquecimento”, diz a arquiteta.
Manutenção e limpeza descomplicada
No quesito praticidade e limpeza , Patrícia afirma que o cooktop invisível é imbatível, já que não possui peças aparentes ou grades para suporte das panelas.
“É fácil de limpar e de manter, o que torna as tarefas domésticas mais rápidas e práticas. Por não ter peças, ele evita obstruções comuns em cooktops ou fogões tradicionais, como o acúmulo de alimentos nas chamas”, pontua.
O veredito: vale a pena ou não?
Com seu visual clean e funcionalidades modernas, o cooktop invisível tem potencial para se tornar um elemento de destaque em projetos de cozinha contemporâneos nos próximos anos .
No entanto, sua viabilidade depende de um planejamento cuidadoso e de materiais adequados para garantir uma instalação segura e eficiente, assim como instrumentos culinários que possam suportar e garantir que seus alimentos sejam preparados sem perrengue.
“As vantagens incluem a possibilidade de ocultar o equipamento, liberando espaço na bancada, o design minimalista, a segurança ao aquecer apenas a panela e as tecnologias de segurança contra chamas. Por outro lado, as desvantagens incluem a dependência de energia elétrica e a necessidade de panelas específicas. Todos esses pontos devem ser ponderados”, finaliza Patrícia.
E você, o que achou dessa opção revolucionária para a cozinha? Pelo visto, 2025 promete grandes novidades e, claro, muita praticidade.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp .
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android , você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.