Frigideira antiaderente: qual a melhor opção e como cuidar
Jonathan Pereira
Frigideira antiaderente: qual a melhor opção e como cuidar

A frigideira antiaderente é uma aliada na praticidade do preparo de alimentos no dia a dia. Mas basta dar uma olhada nas opções que estão à venda para ficar na dúvida: é melhor ter uma frigideira de qual material? E como posso prolongar a vida útil do revestimento antiaderente?

Para te deixar por dentro de tudo quando o assunto é frigideira antiaderente, CLAUDIA ouviu as dicas das chefs Andreza Luisa , do Belô Café , e Cristina Martins, do Atelier Gourmand | Tá na Mesa . Confira:

Materiais da frigideira antiaderente

Na hora de optar qual frigideira levar para casa , analise não só o material, mas suas necessidades na cozinha. “Não há um material melhor que o outro ou universal, varia da preferência pessoal e do quanto você está disposta a investir. Eu sempre levo em consideração a composição geral: optando por fundo triplo e cabo ergonômico , que possam ir ao forno, assim eu tenho mais versatilidade nos meus preparos”, diz Cristina.

Ela explica as diferenças entre as frigideiras mais comuns de se encontrar. “O Teflon (Politetrafluoretileno – PTFE), mais conhecido e muito utilizado, traz uma superfície bem lisa que evita que os alimentos grudem. É muito eficaz, fácil de limpar e mais acessível. A cerâmica é o material mais ecológico e pode suportar temperaturas muito altas , porém mais propensa a rachaduras e lascas. Há também o Alumínio anodizado , que recebe uma camada, não um revestimento, que previne a aderência dos alimentos. E existem frigideiras de Titânio , que são muito duráveis e resistentes, porém, o material possui um custo maior”, enumera.

Frigideira de aço inox
Frigideira de aço inox Reprodução/Amazon

Andreza sugere a procura por frigideiras livres de PFOA – ácido perfluorooctanóico, extremamente tóxico à saúde e ao meio ambiente – e lista as vantagens de cada tipo de frigideira.

“O aço inox é uma opção resistente e bem durável, sua vantagem é que retém bem o calor do alimento e não libera metais como o alumínio, por exemplo. A desvantagem é não ser antiaderente, fazendo com que os alimentos grudem no fundo. Já o alumínio é uma opção barata e resistente, porém não é antiaderente e libera resíduos de metal, que podem ser tóxicos à saúde. A opção da cerâmica é uma das mais completas: a maioria é antiaderente, fácil de limpar, não libera resíduos no alimento e é esteticamente uma das opções mais bonitas. Porém, precisa de um cuidado maior para que não se quebre e é uma das opções mais caras.”

Continua após a publicidade

Cura da frigideira

Você já ouviu falar que, antes do primeiro uso, é necessário fazer a “cura” da frigideira , para selar as camadas antiaderentes e fazer com que dure mais? A chef do Belô Café detalha o processo.

“Depende de cada panela, mas normalmente são os seguintes passos: lave com sabão e uma bucha macia, sem abrasão. Espalhe um pouco de óleo dentro de toda a superfície. Leve ao fogo baixo, para não queimar o óleo, por 4 a 5 minutos. Lave a panela como no início e já estará pronta para uso.”

O que preparar na frigideira antiaderente?

Ter uma frigideira antiaderente pode fazer você se empolgar e querer preparar todo tipo de alimento nela – afinal, não vai grudar na superfície e será fácil de limpar. Mas não é bem assim.

“É possível fazer alimentos sensíveis como peixes e panquecas, pois a superfície antiaderente minimiza o risco de quebra e desintegração, omeletes e vegetais com cocção uniforme, preservando as texturas e sabores, e até mesmo carnes magras sem a adição de grandes quantidades de gorduras”, conta Cristina.

O que evitar na frigideira antiaderente?

A chef do Atelier Gourmand diz o que é preciso evitar frituras intensas , alimentos que exigem temperaturas muito altas e preparações com açúcar e caramelo em frigideira antiaderente.

Continua após a publicidade

“Para isto, outras panelas são mais adequadas. Estas altas temperaturas podem danificar o revestimento e os alimentos podem queimar e aderir nele, tornando a limpeza mais difícil e potencialmente danificando a superfície”, completa.

Temperatura certa da frigideira

Com uma frigideira antiaderente, não é necessário cozinhar em fogo alto. Mas como saber se a frigideira está quente o suficiente? Andreza ensina o truque: “Espirre um pouquinho de água na frigideira para saber se ela está quente. A água deve evaporar rapidamente. Quanto mais rápido, mais quente estará a frigideira. Dá para sentir as ondas de calor com a proximidade da palma da mão também, mas caso seja sensível, fique com a primeira opção”.

Utensílios para frigideira antiaderente

Utensílios de silicone para cozinha
Utensílios de silicone para cozinha Divulgação/Divulgação

O material de utensílios como espátulas e colheres utilizados para manejar os alimentos na frigideira antiaderente faz diferença na preservação do revestimento. “Quando riscamos, o material que a reveste pode se desprender e/ou perder os benefícios que te fizeram comprá-la em primeiro lugar, como a capacidade de não aderir os alimentos. O silicone é mais versátil e adequado a todo e qualquer tipo de revestimento ou material, mas também pode-se usar utensílios de madeira e plástico”, lista Cristina.

Como guardar a frigideira antiaderente?

Não empilhe as frigideiras ao guardar
Não empilhe as frigideiras ao guardar Brian Hagiwara/Getty Images

Essa etapa também é importante para evitar arranhões e danos ao revestimento. “Utilize sempre proteção: coloque protetores de feltro, papel ou silicone entre as frigideiras e panelas quando você as guarda empilhando uma sobre a outra. Outra forma é armazenar de forma vertical, pendurando e utilizando suportes. E guardá-las completamente secas é superimportante, pois a umidade residual pode causar corrosão e danos”, continua.

Como fazer a frigideira antiaderente durar mais

Uma queixa comum é perceber que, em pouco tempo de uso, o revestimento antiaderente já não é mais o mesmo, e os alimentos passam a grudar no fundo da frigideira. Além da maneira de guardá-la após o uso, existem outros cuidados que retardam este processo.

Continua após a publicidade

“Não utilize fogo muito alto, para não danificar a superfície antiaderente, nem raspe o restante dos alimentos com colheres ou facas. Na hora de lavar, não use elementos abrasivos, como buchas e produtos químicos”, diz Andreza.

Frigideira de cerâmica
Frigideira de cerâmica Divulgação/Divulgação

Cristina complementa recomendando que se evite submergir a frigideira por muito tempo, pois isto afeta a aderência.

“Hoje em dia, grande parte das frigideiras antiaderentes podem ir à máquina de lavar louças, mas é sempre importante consultar as instruções do fabricante, tanto da máquina como da sua frigideira. Leve em consideração que o detergente da máquina pode ser mais abrasivo, além do contato com outros utensílios durante o ciclo, as altas temperaturas da lavagem e do ciclo de secagem”, alerta.

Com os cuidados tomados, a frigideira antiaderente ou teflon pode ser útil de 2 a 5 anos, enquanto as de titânio e alumínio anodizado podem conservar o revestimento de 5 a 10 anos.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Continua após a publicidade

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp .

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android , você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Continua após a publicidade
Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!