A chegada de um novo ano é o momento ideal para rever prioridades e adotar hábitos que tragam mais equilíbrio e praticidade ao dia a dia. Uma das formas de alcançar essas mudanças é começar pela organização dos ambientes. Afinal, a arrumação externa reflete também na organização interna, uma vez que facilita a rotina e promove sensação de bem-estar e qualidade de vida.
“A organização vai além de arrumar objetos, ela impacta diretamente no nosso estado emocional e na forma como vivemos”, destaca Josi Maria Martins, personal organizer, parceira da Ou e especialista no tema.
Segundo ela, reorganizar os espaços é uma oportunidade para refletir sobre o que é essencial e eliminar excessos. “Desapegar do que não faz mais sentido cria espaço não só físico, mas também mental para começar o ano com mais leveza”, explica a personal organizer.
Caixas organizadoras são aliados ideais para separar itens a serem doados ou armazenados de maneira prática.
Já para quem deseja otimizar a rotina, categorizar alimentos e organizar a geladeira são passos indispensáveis. “Uma geladeira organizada facilita o acesso diário, além de evitar desperdícios e promover economia doméstica,” sugere a especialista.
“Aproveitar os espaços verticais é outra estratégia que transforma ambientes, especialmente os menores”, continua Josi. Empilhar cestos ou caixas, por exemplo, permite arrumar itens com praticidade e liberar superfícies de maneira funcional, mantendo-os aparente e com fácil acesso.
Outra dica da especialista refere-se à manutenção da organização, para além da arrumação. “Organização é um hábito. Dedicar alguns minutos por dia para ajustes e pequenas manutenções evita o acúmulo de tarefas e mantém o ambiente sempre em ordem”, orienta.