A reforma de um apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro, tinha como objetivo integrar a área social, reunindo a varanda , sala de estar e cozinha em um único ambiente, mas mantendo a individualidade de cada espaço. Para isso, a arquiteta Fernanda Pitol propôs o uso de marcenarias e mobiliários. Assim, criou um ambiente amplo, com circulação fluida, mas com espaços bem definidos.
O piso de porcelanato cinza, utilizado em toda a área comum, contribui para a sensação de amplitude e luminosidade, enquanto os móveis de linhas retas, adicionam dinamismo e leveza. A escolha de revestimentos uniformes nos ambientes foi fundamental para conferir personalidade a cada um deles, mantendo, ao mesmo tempo, uma linguagem única em toda a residência.
Na sala de estar, as cores neutras e suaves nas paredes criam um ambiente tranquilo e sofisticado, ideal para momentos de relaxamento e convivência. Um dos destaques do projeto é a estante de marcenaria com portas deslizantes na parede da televisão, que permite ocultar o aparelho quando ele não está em uso.
Já na cozinha, as alvenarias e esquadrias existentes foram removidas para criar um ambiente mais integrado à sala. A opção por portas deslizantes garante a flexibilidade de manter os ambientes unidos ou separados conforme necessário, sem comprometer a sensação de amplitude e harmonia entre os espaços.
A pedido dos clientes, a varanda foi transformada em uma área gourmet convidativa e confortável para que eles pudessem receber família e amigos.
Nos banheiros, a arquiteta optou por seguir a mesma linha de revestimentos e marcenaria ripada, mas com variações nos acabamentos e tons de madeira, conferindo a cada ambiente uma identidade própria, sem perder a continuidade estética do projeto. Essa escolha traz sofisticação, sem abrir mão do conforto e da funcionalidade.
Veja mais fotos na galeria!