Qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal?

A festividade já passou, mas ainda não é hora de guardar a decoração

Foto: DA REDAÇÃO
Qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal?

O Natal passou, os potes com as sobras da ceia estão na geladeira e os presentes todos entregues – e alguns já utilizados. Restaram a árvore e as luzes, que decoraram e trouxeram o clima de Natal para dentro das casas, deixando a dúvida sobre quando é o momento de desmontar a decoração e guardar os enfeites natalinos.

A resposta é simples: segundo a tradição católica, o dia certo para desmontar a árvore e retirar a decoração é 6 de janeiro, data em que é celebrado o Dia de Reis . Isso significa que você pode desfrutar a decoração por mais um tempinho, curtir as luzes de Natal na chegada do Ano Novo e até levar a árvore para a casa de praia.

O Dia de Reis remete ao momento em que os reis magos seguem a estrela-guia para levar presentes ao menino Jesus, recém-nascido, celebrando-o e revelando ao mundo sua chegada. Segundo a fé cristã, o encontro dos magos com Jesus demonstra sua universalidade perante todos, uma vez que eles eram pagãos, e não judeus. O fato faz com que a celebração do Dia de Reis também seja conhecida como Epifania do Senhor, palavra que, na língua grega, significa manifestação.

<span class="hidden">–</span> Freepix/Divulgação

O desmontar da árvore no dia 6 de janeiro , no entanto, não encerra as festividades de Natal. Na igreja católica, elas seguem até a data do Batismo de Jesus, que em 2025 será celebrada em 12 de janeiro.

Continua após a publicidade

Na religião de tradição protestante, que também celebra o Natal, por sua vez, não há uma data específica que marque o encerramento das celebrações.

Publicidade