Esta casa com 200 m² de área construída e 187 m² de área externa passou por uma reforma geral comandada pelas arquitetas Paula Odorcyk e Ana Paula Amaro, do escritório Duo Studio Arquitetura , para ser o novo lar de um casal de empresários, na faixa dos 60 anos.
“Eles moravam em um apartamento menor, no mesmo bairro, que reformamos há cerca de dois anos com a premissa de ser um lar definitivo, mas depois sentiram a necessidade de ter mais espaço em casa, além de áreas de lazer externa para receber os dois filhos e os dois netinhos”, conta Paula.
Desta vez, o casal pediu um projeto contemporâneo e sofisticado , com atenção especial à suíte máster , que precisaria contar com closet e banheiro amplos e confortáveis, e aos espaços de convívio da família. Outra demanda foi uma cozinha com ilha gourmet , pois o marido gosta de cozinhar para a família e os amigos.
Entre as principais alterações na planta original decorrentes da reforma, no piso térreo, a cozinha foi integrada à sala e ganhou quatro portas deslizantes (com esquadrias de serralheria preta e vidro canelado ) que permitem isolar ou integrar os espaços, conforme a conveniência. Já no pavimento superior, as quatro suítes originais foram transformadas em três suítes, sendo uma master com closet , que totaliza 45 m² .
No geral, o projeto buscou criar uma casa contemporânea, com decoração em tons neutros e claros para transmitir tranquilidade e não cansar com o tempo, mantendo os mesmos revestimentos em todas as áreas, a fim de criar uma unidade visual na residência. Na decoração, com exceção do quadro amarelo que reproduz uma mandala (exposto no estar da varanda externa) e acompanha o casal desde o casamento, todos os móveis e adornos são novos.
Segundo as arquitetas, as escolhas foram pautadas pela atemporalidade do design , com destaque para algumas peças assinadas na sala de estar , como a poltrona Fábula, do Mauricio Bomfim, e a mesa de centro Cob, do Frederico Cruz, e as banquetas Spaghetti, do Fernando Jaeger, no espaço gourmet da área externa.
No quesito “materiais e revestimentos”, foi usado o mesmo porcelanato cinza claro (da Portinari) no piso de todo o andar térreo, em versão acetinada nos ambientes internos e antiderrapante nos ambientes externos. Já as paredes receberam pintura na cor branca , enquanto as marcenarias foram executadas em mdf Carvalho Malva, da Duratex. Na cozinha, as bancadas são de Quartzito Matira.
“Nosso maior desafio neste projeto foi encorajar o casal a integrar a cozinha com a sala, pois já sabíamos que o marido adora cozinhar para a família e amigos. Como a ideia inicial dos clientes era manter a cozinha isolada, a saída foi propor um meio termo, ou seja, integrar os espaços com portas de correr entre eles para garantir a flexibilidade de uso. No final, a cozinha acabou se tornando um dos destaques do projeto”, conclui a arquiteta Ana Paula Amaro, do escritório Duo Studio.
Confira mais fotos na galeria abaixo: