Cozinha vira suíte e sala de jantar vira nova cozinha neste apartamento de 98 m²
O arquiteto Rafael Ramos destaca as marcenarias sob medida desenhadas pelo próprio profissional e o uso das formas curvas, arredondadas e orgânicas nos móveis.
Este apartamento de 98 m² tem vista para alguns cartões postais da capital carioca, como o Morro Pão-de-Açúcar, o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Após adquirir o imóvel, a moradora encomendou ao arquiteto Rafael Ramos um projeto de reforma completa, incluindo a decoração, para selar, em grande estilo, o início de um novo ciclo de vida. “A cliente pediu para manter o piso original em tábua corrida de madeira e que a decoração refletisse o despojamento elegante do life style da Zona Sul carioca”, conta Rafael.
Com exceção das esquadrias do prédio, que foram mantidas, o apartamento foi 100% refeito. A antiga cozinha deu lugar a uma suíte de hóspedes , aproveitando a proximidade do banheiro dos fundos.
A sala de jantar original, que era escondida e delimitada por paredes, foi demolida para dar lugar a uma nova cozinha (com “península” de cocção e mesa de jantar acoplada), totalmente integrada à sala de estar com tv e voltada para o maior protagonista do projeto, que é a vista indevassável da enseada de Botafogo. Além de disso, o banheiro social mudou de lugar e uma suíte master foi criada para a cliente, com a cama voltada para a vista da enseada de Botafogo.
No projeto, o arquiteto destaca as marcenarias sob medida desenhadas por ele próprio , como os painéis de freijó natural que revestem as paredes da cozinha e dos quartos, a mesa de jantar (com tampo e base de quinas arredondadas) acoplada à península de cocção da cozinha e a estante da sala, composta de prateleiras aéreas e um extenso armário inferior suspenso , fixado na parede, com a frente ripada e as quinas arredondadas.
No geral, a decoração é neutra (para não tirar o protagonismo da vista) e segue o estilo contemporâneo atemporal , com predominância de peças com formas curvas, arredondadas e orgânicas , a exemplo do sofá, a mesa de centro, o aparador suspenso na sala e a mesa de jantar acoplada à “península” de cocção da cozinha.
Bastante presente em todo o projeto – dos revestimentos das paredes aos móveis e armários, passando pelo piso em tábua corrida -, a madeira natural traz a sensação de conforto e acolhimento e ganha ares mais urbanos quando combinada com elementos em tons de cinza , como as duas paredes da sala em concreto bruto aparente , o tecido do sofá e o piso em porcelanato que delimita a área da nova cozinha.
Continua após a publicidade
Adornos delicados, quadros e fotografias de paisagens cariocas que refletem o gosto e a personalidade da moradora foram garimpados na Casa Ocre. “O amor da ‘gringa carioca’ pelo Rio também está presente no revestimento cerâmico da parede do box do banheiro , com estampa inspirada no icônico calçadão de Ipanema”, exemplifica o arquiteto.
“As cores aparecem de forma pontual nos dois banquinhos próximos à janela da sala, em alguns objetos e pequenos quadros e nas roupas de cama de linho natural”, ressalta ele. Para arrematar, vasos de grandes com plantas foram distribuídos em pontos estratégicos da sala.
A seleção de móveis priorizou peças assinadas por designers brasileiros , com destaque para o banco Leif, do Sergio Rodrigues, as cadeiras de jantar Oscar, do Beto Salvi e Tuti Giorgi, e o sofá Boomerang, do Bruno Jahara para a Lider Interiores.