Tom avermelhado profundo Forró é a Cor do Ano da Iquine para 2025!

O Forró foi inspirado na ancestralidade e necessidade de estabilidade e permanência. A Cor do Ano vem dos tons da terra, do barro, da argila, e do pau-brasil.

Foto: DA REDAÇÃO
Tom avermelhado profundo Forró é a Cor do Ano da Iquine para 2025!

A Iquine acaba de anunciar sua Cor do Ano para 2025 ! O tom avermelhado profundo, batizado Forró , foi concebido considerando a necessidade de transformação, regeneração e segurança , em um mundo em constante mudança. “A cor é intrínseca aos nossos produtos, acreditamos na capacidade das cores de transformar os ambientes”, afirma Magaly Marinho Gerente de Marketing do grupo Iquine.

<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação

Diante das dificuldades e instabilidade, a cor propõe um retorno à ancestralidade , com referências ao artesanato e aos elementos naturais elementares como a terra, a argila, o barro e a arquitetura vernacular . A brasilidade também foi pilar na composição da tonalidade: ela lembra o vermelho do Pau-Brasil e também uma marca registrada da gastronomia nacional, o açaí.

Os tons terrosos e vermelhos prometem ser a tendência para os próximos anos, porém, existe um receio em aplicar essas cores mais profundas, sobretudo nos projetos de interiores. Contudo, é possível compor todos os tipos de atmosferas com o Forró. Paula Csillag , especialista em cores e Presidente da Associação ProCor do Brasil, detalha cada uma das três paletas que acompanham a Cor do Ano, cada uma 4 sugestões de combinações:

Despertar

<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação

A paleta traz suavidade, acolhimento e intimidade.

Continua após a publicidade
<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação
  • Inspirada nos tons pêssego do abacate corantes naturais de pedra, Flor-de-noiva e Iurará, essa combinação cria um espaço confortável, que parece abraçar o ocupante. As bases amareladas transmitem positividade . O Forró conecta as pessoas as suas origens.
  • Uma imersão de cores, esta combinação é relaxante . O verde acinzentado, Campo Belo, se remete à ervas, enquanto o mais claro, Bailique, traz o frescor dos cítricos.
  • Com tons mais neutros, essa combinação promove a calma e equilíbrio . A argila do Jundiá ajuda a criar profundidade junto do Forró, enquanto o lilás acinzentado do Botucatu dá um toque de leveza.
  • Com tons mais escuros, essa combinação sóbria transmite introspeção , sentimento perfeito para um quarto, por exemplo. O azul Monte negro evoca concentração e silêncio, como um mar de noite. O roxo Berinjela evoca o veludo e o silêncio.

Lumiar

<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação

Como o amanhecer e o por do Sol, essa paleta traz o vigor e o otimismo das conexões interpessoais.

<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação
  • O vermelho é uma cor de força, que nos motiva a seguir em frente. Junto do Forró e Jequié, a Areia Vermelha evoca a felicidade de novas amizades.
  • Os tons pastel delicados Olímpia e Peruíbe evocam uma sensação de novidade e inovação que podem ajudar reduzir sentimentos de estresse e opressão . Essa paleta é inspirada na tranquilidade do biofilia aquática. Nela o Forró se torna o ponto de foco.
  • A Azaleía é usada como base neutra nesta combinação para expressar modernidade . O verde intenso do Amazônia dentro desta combinação harmoniza com a suavidade aveludada do Forró.
  • Explorando uma variedade de cores para aconchego essa combinação visa trazer conforto psicológico . Tucano se equilibra com Forró enquanto o tom lilás esfumado de Santos Dumont suaviza a intensidade.

Acender

<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação

A Acender traz as combinações mais energéticas e vibrantes.

<span class="hidden">–</span> Iquine/Divulgação
  • Essa paleta revigora e estimula os sentidos . As notas mais rosadas e frias do Forró se destacam graças a cor esmeralda do Bom Jardim e do cítrico do Limão. Essa mudança reflete o poder da transformação.
  • Inspirando-se na cor de ativismo, o rosa Caruaru vem com confiança, construindo autoestima e esperança . O alaranjado do Boi Garantido acrescenta paixão extra, agindo como uma forma de destacar o Forró.
  • O azul celeste claro Ipanema acalma a mente para despertar o pensamento criativo e ideias para resolução de problemas . O tom se equilibra com as energias que vivenciamos nos tons vermelhos como o Forró, ajudando-nos a construir força mental e física . O Açaí vem com a espiritualidade do roxo.
  • Os amarelos ajudam a construir força emocional, movimento e força física. Combinando o mostarda Macambira e a picante Calcita com o Forró cria-se uma paleta cheia de energia.
Publicidade