Um casal costumava fazer as próprias obras e as mudanças na decoração deste apartamento com 70 m², na Tijuca (RJ). Quando chegou a vez de reformar a cozinha e a área de serviço , que somam 14 m² , por se tratar de uma obra mais complexa, ambos acharam melhor encomendar um projeto às arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores.
“A cozinha original era bem escura e isolada, tanto da sala como da área de serviço. Os clientes queriam que ela fosse aberta para a sala , que tivesse um astral leve e colorido, além de muitos armários, projetados sob medida para otimizar ao máximo o uso do espaço”, conta Fernanda.
“Para viabilizar o novo layout da planta, tivemos que mudar de lugar o ponto de gás e o quadro de luz”, acrescenta Juliana. Além disso, as arquitetas trocaram todos os revestimentos do piso e das paredes e instalaram novas bancadas , em quartzo. Como os clientes adoram cor e já tinham em mente usar ladrilho hidráulico , elas conseguiram ousar um pouco mais nas combinações de cores e materiais.
Alguns armários ganharam acabamento em laca laranja , o teto e a parede ao redor da porta de madeira (único item original preservado) foram pintados com tinta na cor Azul Etéreo, da Suvinil, o piso foi revestido com cerâmica sextava cinza e a parede atrás da geladeira, com ladrilho hidráulico cinza claro, estampado com traços em tom terracota e grafite .
“Nosso maior desafio neste projeto foi criar um espaço integrado com muita personalidade e que dialogasse com o resto da casa, ao mesmo tempo”, conclui a arquiteta Fernanda Matoso.