D
urante as férias , muitos estudantes aproveitam para dormir mais tarde do que o comum e acordar bem mais tarde também. Muitos até trocam o dia pela noite e ficam madrugada afora no celular, tv ou videogame. Mas aí o período de folga acaba e resta muito cansaço e indisposição por não estar descansando o suficiente. E agora? Como regular o sono e se adequar à rotina de estudos novamente?
Calma, a CH te ajuda nessa missão com alguns dicas práticas para você inserir nesse volta às aulas. Vale lembrar que uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde mental, física e intelectual. Sem isso é difícil manter o foco e absorver os conteúdos. Então bora lá!
É hora de ‘consertar’ o relógio biológico
Bom, pode parecer óbvia, mas a primeira dica é justamente restabelecer a sua rotina, com horários bem definidos, inclusive para dormir e acordar. Isso porque cada um de nós tem um ritmo circadiano – você já deve ter escutado sobre isso, só que com o termo ‘relógio biológico’.
Ele faz nosso corpo funcionar de acordo com um cronograma, sabendo o que ele o corpo precisa em cada hora do dia. Na hora do sono, por exemplo, ele regula nossos níveis de hormônios, frequência cardíaca e outras oscilações necessárias para trazer relaxamento e descanso.
Por isso, é importante ter uma rotina de sono, com horário certo para dormir e acordar. O seu corpo se acostuma com eles e trabalha para cumprir as atividades nos momentos certos. No começo pode ser um pouco difícil se adaptar ao novo horário, mas a dica é começar praticando. Então, deite na sua cama na hora certa, mesmo que não esteja com sono, e relaxe. Assim, você manda um sinal para o seu cérebro que chegou o momento de dormir. Manter essa rotina aos fins de semana, sempre que possível, também é importante, viu?
Ok, mas como relaxar sem sono?
Você precisa fazer uma ‘higiene do sono’, sabia? Como explica o Instituto do Sono , trata-se de “regras e práticas que buscam preparar e treinar o organismo para que o horário de dormir seja sempre um momento agradável, prazeroso e relaxado, e proporcione maior qualidade de sono”.
Além da questão dos horários, que tratamos no tópico anterior, existem alguns cuidados que podem colaborar com o seu sono, como evitar consumir bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e alguns chás “pelo menos seis horas antes de dormir”, assim como fazer refeições muito pesadas poucas horas antes de ir para cama.
Nada de ficar em telas de celulares, tablets ou da televisão mesmo antes de dormir. Isso traz estímulos que atrapalham seu corpo de relaxar. Preze por um ambiente silencioso e calmo, com pouca claridade, ok?
Ah, e mais uma dica para a vida toda: praticar exercício físico com regularidade durante o dia vai fazer a diferença no seu sono.
Agora, caso você siga essas recomendações e, mesmo assim, continue apresentando dificuldades para dormir e indisposição durante o dia, vale buscar a ajuda de um especialista para investigar possíveis problemas de sono.