Se você é chegada em técnicas ligadas à renovação de energias, tanto as suas quanto as da sua casa, já deve ter ouvido falar no Feng Shui. Para quem desconhece, é uma técnica chinesa e tem como objetivo harmonizar a nossa existência com o tempo e o meio ambiente, fazendo com que a nossa vida tenha ganhos positivos em diversas esferas, permitindo evolução espiritual, prosperidade e equilíbrio.
Segundo Juliana Viveiros, espiritualista, o método pode ser aplicado em qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial. Inclusive, a especialista alerta que no próprio baguá - mapa energético utilizado pelo Feng Shui em formato octogonal - temos a separação por áreas, ou seja, cada parte simboliza determinada esfera de nossas vidas.
"Através do baguá do trabalho e da carreira, por exemplo, é possível transformar o ambiente profissional, atraindo energias harmônicas com pequenas ou grandes mudanças nas cores, móveis, posições dos objetivos, quadros, entre outras", explica Juliana.
Benefícios
Um dos ensinamentos que a técnica do Feng Shui mostra é que o ambiente externo influencia no nosso interno e vice-versa. "Através desse conhecimento, pode-se perceber quando nossa casa ou o ambiente do trabalho está um caos, com objetos acumulados que não têm mais utilidade, sem iluminação, cores que não dão vivacidade, entre outras situações", afirma Juliana.
Ou seja: a fluidez energética está prejudicada. No entanto, se estamos em desequilíbrio e vivemos em um ambiente caótico, tudo nos faz ficar na mesma vibração ou ainda pior. Confira os principais benefícios do Feng Shui, segundo Juliana, para a saúde mental e física:
- Harmonização energética;
- Bem-estar;
- Clareza mental;
- Segurança, acolhimento e tranquilidade;
- Vontade para efetivar objetivos;
- Disposição;
- Bons relacionamentos;
- Combate a ansiedade;
- Aumenta a produtividade;
- Melhora gradativamente o sono;
- Atrai equilíbrio mental, emocional e espiritual;
- Afasta hábitos nocivos;
- Combate sensações de inferioridade, desespero ou angústia.
Como aplicar
A essa altura do campeonato, já deu para entender o quão transformadora a técnica é, certo? Agora conheça dicas simples sobre pequenas mudanças de hábitos que produzem efeitos positivos:
- Fique atento(a) com sua alimentação: evite alimentos processados ou ainda com corantes. "Lembre-se que sua alimentação interfere diretamente na sua energia", esclarece Juliana.
-
Preste atenção no fluxo de ar: abra suas janelas, sempre deixe o ar circular e, além disso, aposte em plantas que são purificadoras.
-
Mantenha os ambientes bem iluminados: opte por uma luz leve e aconchegante no período noturno.
-
Muito cuidado com coisas que não tem mais utilidade: roupas e objetos acumulados pode interferir na fluidez da sua vida. Faça uma organização e opte por doar tudo aquilo que você não usa mais.
-
Não deixe objetos pontiagudos amostra, como facas e tesouras: não se esqueça de eliminar tudo o que está quebrado.
-
Em sua casa, preste atenção nos cômodos e conserte aquilo que precisa: tome cuidado com lâmpadas queimadas, vidros quebrados e tomadas sem funcionalidade.
Lembre-se: existem inúmeras maneiras para você restabelecer a harmonia da sua casa ou ambiente profissional, mas para isso, é preciso que você se dedique, ouça sua intuição e peça ajuda para um profissional de Feng Shui. "Ele ajudará a restaurar sentimentos perdidos e a harmonizar as energias", explica a espiritualista.
Afinal, plantas são importantes para o Feng Shui?
Não são apenas importantes, mas as plantas são essenciais para o Feng Shui. "Elas são extremamente energéticas, capazes de transformar o ambiente, atraindo vibrações boas, purificando ou transformando energias ruins em positivas", aclara Juliana.
Aposte em colocar as plantas em ambientes que podem concentrar mais energias negativas como banheiro, entrada da casa e nos cantos dos cômodos. De acordo com Juliana, boas opções são verbera, tulipa, rosa hibisco, crisântemo, jacinto, jasmim, girassol, santa bárbara, orquídea, hortênsia, rosas, amor-perfeito e violeta.
E o que pode atrapalhar?
Juliana ajuda a citar algumas atitudes ou costumes que podem atrapalhar o fluxo de energia do ambiente. Confira:
- Espelhos direcionados para a cama;
- Falta de iluminação;
- Sujeira acumulada;
- Quadros com mensagens sombrias;
- Objetos pontiagudos;
- Cama estar posicionada na mesma parede do banheiro;
- Cores escuras ou frias;
- Acúmulo de objetos antigos, roupas, etc.;
- Objetos quebrados;
- Relógio parado ou calendários antigos;
- Objetos deixados embaixo da cama;
- Evitar ter cactos.
Fonte: Juliana Viveiros, espiritualista da iQuilibrio.