Decoração para quartos: descubra qual estilo combina mais com você

Confira 5 tipos de décor para o cômodo mais aconchegante da casa!

Foto: Reprodução: Alto Astral
Decoração para quartos: descubra qual estilo combina mais com você

Com o isolamento social, ficar em casa se tornou algo fundamental para protegermos tanto a saúde individual quanto coletiva. Assim, como o lar virou ambiente de trabalho e até mesmo de diversão, a maioria das pessoas optou por preservar um espacinho da residência de forma que ele não fosse afetado pelo fenômeno do home office: o quarto de dormir.

Além de ser um local para privacidade , ele deve projetar seus gostos pessoais para que o dono do cômodo se sinta sempre confortável nesse ambiente seguro. Vale mencionar também que o quarto precisa ser prático e funcional, atendendo todas as necessidades do dia a dia.

Sendo assim, para te ajudar a buscar formas de personalizar o cômodo e deixa-lo ainda mais parecido com você, que tal um guia para descobrir qual estilo decorativo combina mais com a sua personalidade ? Confira:

Romântico

Shutterstock

Exalando delicadeza, esse quarto traz um toque de suavidade e comodidade em todos os seus detalhes. Móveis de ferro ou madeira são combinados a tons pasteis e estampas florais.

Segundo Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em produzir artigos voltados para o lar, os objetos decorativos, cortinas e roupas de cama devem seguir essa combinação de cores e estampa. "Tecidos de renda e com babados são a melhor aposta para esse modelo de espaço. Por fim, para dar a sensação maior de conforto, tapetes felpudos podem complementar a decoração", explica.

Clássico

Shutterstock

Esse cômodo requer peças elegantes e sofisticadas na sua composição. Grandes cabeceiras, espelhos, madeira escura, objetos de metais envelhecidos e elementos que remetam a nobreza são essenciais nesse estilo atemporal. Segundo a gerente, para a sua composição é recomendado apostar em tonalidades sóbrias, como: branco, preto , cinza, bege e azul-marinho.

Shammah afirma que lençóis com muitos fios, cobertores pesados e colchas mateladas, além de tapetes felpudos ou com estampas em formas geométricas, são as opções perfeitas para esse padrão decorativo.

Minimalista

Shutterstock

Estabelecendo a premissa do "menos é mais", esse estilo, que também não foge da sobriedade, prioriza os tons claros. "Sua estética é totalmente clean e elegante, dispensando estampas e enfeites exagerados. O toque suave, as cores neutras e a iluminação natural deixam o ambiente acolhedor e funcional", aponta.

De acordo com Camila, artigos discretos são o que mais combinam com a decoração, onde apostar em cortinas de tecido leve e roupas de cama lisa ou metalassê pode ser um diferencial.

Moderno

Shutterstock

Ousado e chamativo, o quarto moderno inclui cores vibrantes e objetos decorativos que expressam os gostos pessoais de seu dono, como instrumentos musicais, quadros de filmes ou artigos de viagens. Segundo a profissional, as roupas de cama pedem por estampas lisas, de tonalidades coloridas ou escuras.

O décor pode ser complementada com grandes tapetes felpudos ou estampados, jogo de almofadas e mantas espalhadas para dar um ar mais descontraído ao recinto.

Campestre

Shutterstock

Esse estilo de quarto visa a simplicidade e remete ao sossego. Móveis de madeira são o principal elemento decorativo e todo resto deve dialogar com esse aspecto mais rústico. "Dessa forma, colchas floridas, artigos de lã ou mantas deixam o ambiente mais característico e aconchegante", aponta.

Cortinas simples, estampadas e tapetes claros fazem toda a diferença no cômodo.

Fonte: Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa , marca especializada em produzir artigos voltados para o lar.