10 cuidados essenciais com os pets no inverno

Muito além da roupinha da frio! Saiba como tomar conta do seu melhor amigo

10 cuidados essenciais com os pets no inverno
Foto: Reprodução: Alto Astral
10 cuidados essenciais com os pets no inverno

No inverno, é de praxe termos cuidados específicos com a nossa saúde . Mas, é claro, com os nossos pets não poderia ser diferente! Porém, não estamos falando apenas de roupinhas de frio, não, ok? Assim como nós, os animais precisam de atenção redobrada e de uma rotina adaptada durante a estação mais gelada do ano.

Sendo assim, nada melhor do que saber cuidar corretamente do seu melhor amigo de quatro patas, não é mesmo? Com a ajuda de Natália Lopes, médica veterinária e gerente de comunicação científica da Royal Canin®️, confira 10 dicas e cuidados com os animais de estimação neste período de friaca:

Ir ao veterinário

Levar o seu amigo para uma consulta com o veterinário no início da estação é essencial para ficar a par da saúde do seu pet. Com a queda nas temperaturas, o sistema imunológico dos pets pode ficar mais suscetível a doenças.

Aproveite também a oportunidade apara checar se o seu animal está com as vacinas em dia, e não se esqueça de fazer exames de rotina anualmente.

Preste atenção na vacinação

Você sabia que os animais podem pegar gripe ? Inclusive, é essencial garantir que todas as vacinas estejam em dia: os cães podem tomar a vacina contra Gripe Canina. Já para os gatos, a vacina mais importante no inverno é a Quádrupla Felina. Fique de olho!

Sensação térmica

É preciso ficar atento aos sinais de que o cão ou gato possa estar passando frio. Tremores visíveis, encolhimento, patas levantando repetidamente ou tentativa constante de recolhê-las podem ser características que mostram que o animal não está confortável com a temperatura.

A dica da especialista é: se a temperatura estiver muito fria para você, o mesmo valerá para o seu bichinho.

Uso de roupinhas

Dependendo das características do seu pet, o uso de roupas de frio poderá, sim, amenizar a sensação térmica das baixas temperaturas, porém, é importante ficar atento à reação do animal. A veterinária aponta que gatos, por exemplo, dificilmente ficam confortáveis com o uso de roupinhas. Nesses casos, o certo é respeitar o espaço do animal e buscar por outras alternativas de aquecimento.

Outro ponto importante sobre o uso de roupas é manter os pelos do seu pet livres de nós que podem aparecer com o atrito. Levando isso em conta, nada de uso contínuo. Escove seu amigo diariamente e aproveite este momento para estreitar seus laços com ele.

A cama ideal

É importante deixar que o pet possa escolher o ambiente onde ele se sinta mais confortável. No entanto, mantenha a caminha que ele está acostumado e procure colocar uma coberta ou manta para que o local fique o mais aconchegante possível para ele.

Cuidados com pets idosos

Independente da idade, os cuidados com os amigos de quatro patas devem ser regulares, com check-ups periódicos e cuidados preventivos, como a já citada vacinação.

Ainda assim, para os idosos, Natália aconselha garantir um ambiente com o conforto térmico necessário e observar qualquer mudança de comportamento. Caso o pet demonstre condutas fora do comum, leve-o para um centro veterinário.

Hora da refeição!

Sabe quando bate aquela sensação de mais fome no inverno ? Para os pets, essa máxima não é válida. De acordo com a veterinária, nutricionalmente eles não precisam de mudanças na alimentação, por isso, não é necessário aumentar a quantidade de ração. Sempre respeite a recomendação do veterinário ou as orientações do frabricante presentes na embalagem do alimento.

Também vale evitar dar petiscos e alimentos de consumo humano, para não interferir na dieta e não haver riscos de sobrepeso ou até mesmo intoxicação alimentar no bichinho.

Prática de exercícios

Mesmo que o seu pet seja preguiçoso, não deixe de estimula-lo a fazer exercícios .

Lembre-se: atividades também contam como momentos de lazer, que são super importantes tanto para o animal quanto para o dono.

Deixe seu pet hidratado

Ofereça água e também deixe-a sempre disponível. Mesmo no inverno, é importante incentivar os animais a beberem água para garantir a hidratação . Espalhe tigelas pela casa e inclua na dieta do pet alimentos úmidos, como os tradicionais sachês, eles garantem que os peludinhos tenham uma boa ingestão hídrica e nutricional.

Mesmo no frio, o banho é essencial

A profissional recomenda diminuir a frequência de banhos nessa estação. Portanto, opte por banhar o animal apenas nos dias mais ensolarados, em que a temperatura estará um pouquinho mais agradável.

Importante: no inverno, a lavagem deve ser com água morna e seguida de uma secagem bem feita!

Fonte: Natália Lopes, médica veterinária e gerente de comunicação científica da Royal Canin®️.