Das lágrimas ao riso, emoções do grande dia são registradas com precisão por fotógrafos especializados
Entre os noivos, a afirmação é quase unânime: é difícil escolher o momento mais emocionante do casamento. Em alguns casos, sequer existem palavras para descrevê-lo. Mas algumas fotos registram instantes preciosos de emoção – dos risos às lágrimas – entre o casal, a família e os convidados, como as mostradas nas histórias e fotografias abaixo.
O abraço fora do altar
Juliana Alarcão e Felipe Azevedo precisaram adiantar a data do casamento porque a noiva temia que seu avô, diagnosticado com enfisema pulmonar, não estivesse presente.
A cerimônia aconteceu em dezembro de 2007. Debilitado, ele não pôde permanecer no altar como previsto. Mas a noiva não se fez de rogada: na hora dos cumprimentos, quebrou o protocolo e desceu do altar para beijar o avô. “Depois de cumprimentar os casais, senti uma necessidade imensa de abraçá-lo”, relembra.

Em julho do ano seguinte, o avô de Juliana morreu.
A avó dos noivos
Tiago Alexandre de Almeida perdeu sua avó materna, de quem era muito próximo, um pouco antes de conhecer Vanessa, sua noiva, em 2007. Quando o casal subiu ao altar, em dezembro de 2011, Iolanda, avó da noiva, foi escolhida para levar as alianças.
Iolanda lembrava muito a avó materna de Tiago. Quando ela entrou na igreja, o noivo não se conteve. E o fotógrafo registrou o abraço. “Todos se emocionaram, porque inevitavelmente nos lembramos da minha outra avó”, relembra (veja foto na galeria ao final da página) .
Leia também: escolha o convite de casamento perfeito e inspire-se com 70 opções

Rosa, avó de Juliane Borlini, faleceu um mês antes do casamento, marcado para setembro de 2010. A data quase foi alterada porque o avô de Juliane, Carlos, estava muito triste e tinha decidido não participar da celebração do casal. Mas, apesar do luto e de seus 90 anos, Carlos resolveu surpreender Juliane e Marcelo e foi o primeiro a chegar na igreja, como mostra o clique ao lado (veja uma foto premiada do avô e dos noivos na galeria ao final da página)
.
Leia também
Cinco estilos de fotografia de casamento
Como sair bem nas fotos do casamento
Sonhos não mudam
Juntos há 12 anos, Keite Teixeira e Ricardo Lopes enfrentaram uma série de mudanças desde que o noivo sofreu um acidente e ficou paraplégico, em 2008. Mas, para Keite, “sonhos não mudam”.
Mesmo se adaptando a uma nova realidade, o casal não desistiu dos planos feitos ao longo de sua história e se casou em março deste ano. A foto abaixo registra a perfeita interação entre eles. “Eu tenho muito orgulho da nossa história”, diz ela.

Rafaella Ferraz se casou em julho de 2011 sem a presença de sua mãe, que morreu há quatro anos. Para a noiva, os pais representam os valores e todo o seu conhecimento de vida. “Sentimos a saudade dela juntos e, neste instante, minha vida passou como um filme na minha cabeça”, diz, sobre a foto em que abraça o pai (veja foto na galeria ao final da página) .
Por toda a minha vida
Antes de sair do carro e entrar na igreja, em dezembro de 2011, a noiva Jazini Pesse recebeu um carinho especial de seu pai, que a tranquilizou e preparou para o início de uma nova fase. “Nada melhor do que ter a pessoa que cuidou de você a vida inteira ao seu lado neste momento”, conta (veja foto na galeria ao final da página)
.
Leia também:
como escolher o motorista da noiva
“Então, pisquei”
Andréa Diniz celebrou sua união ao noivo Márcio Albers em maio de 2009 e conseguiu conter todas as emoções até o instante da foto. “Não conseguia mais controlar a avalanche de sentimentos que sentia e, então, pisquei”, relembra ela, fotografada em um dos momentos mais emocionantes de seu casamento (veja foto na galeria ao final da página) .

Assim que terminou a cerimônia do próprio casamento, em janeiro de 2011, o recém-casado Fábio Gomide pode expressar toda sua felicidade ao lado do pai e do irmão. “O dia do meu casamento com a Cíntia foi um momento único e muito esperado”, conta (veja foto na galeria ao final da página)
.
Veja a Agenda da Noiva e saiba o que fazer mês a mês
Rindo à toa
Depois de tantos preparativos, tudo o que a noiva Erica Siqueira queria era curtir a sua festa de casamento, realizada em setembro de 2011. “A felicidade não cabia em mim”, comenta Erica. A foto ao lado não a deixa mentir.
“Muita alegria”
Thiago Pandolfi, noivo de Erica, não ficou para trás na diversão. “Nós fomos recepcionados por amigos com muita alegria e emoção”, lembra ele que, além de ser carregado pelo salão, foi surpreendido pelos amigos com um retrato seu vestido de mulher (veja foto na galeria abaixo) .
Leia também
O mistério do vestido voador
110 vestidos de noiva