Moda sem gênero: famosos provam que homens podem, sim, usar cropped

Apesar de bastante estigmatizada, a moda não binária tem ganhado cada vez mais adeptos. Veja algumas inspirações!

Recentemente, o BBB 23 acendeu mais um debate, desta vez, sobre moda, gênero e sexualidade

Brothers como Gabriel Santana e Ricardo Alface apareceram usando cropped em rede nacional, e logo, a peça voltou a ser alvo de comentários sexistas e homofóbicos por aí. Apesar de a moda ser uma forma de expressão da própria identidade, ela ainda está carregada de estereótipos, sobretudo, quando falamos de sexualidade. Felizmente, há quem não se intimide: a moda sem gênero tem ganhado cada vez mais adeptos, sejam da comunidade LGBTQIAPN+ ou não!

João Cotta/Globo

O cropped surgiu durante as Olimpíadas de 1980, realizadas na União Soviética

E tinha como objetivo evidenciar os corpos dos atletas, em um momento em que a "geração saúde" vivia seu auge. Mas com o avanço do HIV e de políticas anti-LGBTs, a peça se tornou bastante estigmatizada. Muitos heterossexuais queriam se diferenciar dos homens gays, e para isso, optaram por peças mais normativas e discretas.

Reprodução/Instagram/Brederodi

Nada de roupa de homem ou de mulher!

Nos Estados Unidos, onde são chamados de "crop tops", os croppeds ganharam popularidade por causa do futebol americano. Isso porque a camisa do uniforme dos jogadores geralmente é mais curta. Apesar disso, a peça passou a ser associada ao guarda-roupa feminino. Mas em meio às constantes discussões sobre gênero e sexualidade, os croppeds retornaram às passarelas nos últimos anos e seguem quebrando barreiras no meio de uma moda, que ainda hoje, é binária. A tendência pode ser um bom passo para você que quer investir em peças genderless (sem gênero) no armário!

Reprodução/Instagram/Caio Revela

Mas se engana quem pensa que essa moda é de agora...

Nos anos 1990, Johnny Depp, Dwayne Johnson e Will Smith apareceram usando cropped publicamente, em seus trabalhos no cinema e na televisão. Nesta imagem, Johnny Depp usa a peça em cena do filme "A Hora do Pesadelo" (1986).

Reprodução

Mas, apesar de ter caído em desuso, o cropped já ensaiava o seu retorno há anos

E agora ganhou adeptos dentro e fora do Brasil. Recentemente, o apresentador Rodrigo Faro apareceu usando o look em foto no Instagram. "É isso mesmo, produção. Vamos de cropped", disse na legenda. Nos comentários, um show de homofobia e conservadorismo. "Parem de normalizar bizarrice", afirmou uma usuária.

Reprodução/Instagram

Shawn Mendes defendeu o uso da peça por homens

No mês passado, o cantor canadense participou de um evento da marca Tommy Hilfiger, da qual é embaixador. Quando questionado sobre as roupas da nova coleção, ele revelou que os croppeds eram uma das suas peças favoritas. “Eles ficam ótimos em homens, então não tenha medo de usá-las", declarou na ocasião.

Divulgação/Tommy Hilfiger

Jacob Elordi

A estrela de "A Barraca do Beijo" apareceu de cropped para ensaio da revista Man About Town, em 2021.

Reprodução/Man About Town

João Guilherme

O ator é constantemente vítima de ataques e questionamentos a respeito da própria sexualidade pelas roupas que usa. O filho de Leonardo já apareceu de cropped, saia e até mesmo com as unhas pintadas nas redes sociais.

Reprodução/Instagram

Ícaro Silva

O ator Ícaro Silva também é adepto da moda não binária!

Reprodução/Instagram

Nas passarelas

Nas passarelas, Fendi, Prada e Jacquemus foram algumas das marcas que levaram os croppeds aos holofotes em suas coleções masculinas. Na imagem, modelo exibe peça da coleção Primavera 2022 da Fendi.

Divulgação/Fendi

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!