Saiba como conservar as fantasias por muitos carnavais

A maior folia do Brasil já começou! Muita gente costuma repetir o figurino de edições anteriores, tanto pela economia, quanto pelo bom estado de conservação. Seja de personagens ou feitas com tule, glitter ou lantejoulas, o iG Delas e a especialista têxtil da 5àsec Marinês Cassiano te ensinam como cuidar das fantasias para que elas sobrevivam aos cinco dias de festa

Busque cuidados especiais conforme o tecido de cada peça

No Carnaval, tudo é possível quando se trata de criatividade na hora da caracterização. Por isso, é ideal evitar colocar na máquina de lavar as fantasias que são fabricadas em fibras leves ou pedrarias, aplicações, bordados e lantejoulas, para não danificar a peça e os detalhes. Vale lembrar que as plaquinhas e fantasias em materiais escolares, como EVA e papel crepom, não são laváveis. Por isso, o cuidado em caso de reutilização depende apenas da forma de uso.

Reprodução/Pinterest/444nez

Caso suje na folia, procure limpar o quanto antes

Para prolongar a vida útil da fantasia e evitar danos futuros, caso caia alguma substância como bebidas, molhos e até as tradicionais espumas de festa no tecido, é importante remover o excesso com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Evite utilizar produtos caseiros, pois tal ação pode danificar as fibras e piorar a mancha em questão, fazendo com que fique mais difícil de ser removida.

Reprodução/Instagram/Bruna Marquezine

Armazene as fantasias de forma separada das demais roupas

Como as peças não são utilizadas com muita frequência, a recomendação é guardá-las separadamente das demais roupas e em uma gaveta ou saco de TNT, para que não amassem ou até mesmo sejam danificadas. Para as fantasias que contém penas, o melhor é guardar em caixas que possibilitem ficar bem abertas, nunca amassar ou dobrar nenhuma parte.

Reprodução/Pinteres/sclorbs

Se a ideia é usar alguma fantasia que não está em perfeitas condições ainda nesse Carnaval...

“Se a fantasia estiver mofada, o ideal é lavar a peça com cuidado e produtos específicos, seguindo sempre as orientações que constam na etiqueta. O mais importante é que esse tipo de item ou qualquer outra peça de roupa sejam armazenados sempre limpos, pois quando a peça não é lavada, pode fazer com que manchas diversas sejam mais persistentes. Leve até uma lavanderia especializada, para verificar a possibilidade de remoção das manchas, sempre respeitando o tecido e as particularidades de cada peça e oferecendo o melhor tratamento possível", finaliza Marinês.

Reprodução/Instagram/botaopink

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!