Modas que nasceram na periferia

Conheça alguns estilos que ascenderam da cultura negra e periférica e que agora estão ganhando o mundo

Você já se perguntou de onde veio esse estilo que você tanto ama?

Provavelmente você deve ter se inspirado em alguma atriz de novela ou em uma personalidade da internet que você segue. Essas pessoas aparecem com um visual ousado e inovador, que te faz querer imediatamente imitar elas, mas às vezes esse look irreverente não passa de um estilo periférico e negro que saiu da marginalização.

Reprodução/Instagram

Culturas marginalizadas

Devido ao olhar racista e elitista da sociedade, estilos usados por pessoas pretas e pobres costumam ser mal vistos socialmente, até que pessoas da elite e da gringa comecem a usar esses visuais, como se fosse algo novo e super estiloso.

Reprodução/Instagram

Loiro pivete

Quem esteve por dentro das redes sociais acompanhou inúmeros famosos como João Guilherme e o cantor Biel fazendo o cabelo “nevou”. Esse estilo foi a sensação durante o natal e o ano novo, sendo amplamente divulgado como uma nova moda inovadora. Entretanto, ela não é nada nova, o “nevou”, não é nada menos do que o loiro pivete tanto usado nas periferias e que por muito tempo foi associado até mesmo com a criminalidade.

Pinterest

Camisa de time

Chamado de sport life na gringa, essa moda está roubando o coração dos estrangeiros europeus e norte americanos consiste em usar camisetas de times de futebol no dia a dia, como parte do look, algo extremamente comum na cultura brasileira e que sempre foi criticada por especialistas de moda. Agora, ela se tornou a última tendência, presente até mesmo em desfiles de moda como o da grife Balenciaga.

Pinterest

Tranças de origem africana

Para mulheres negras, usar parte de sua cultura ancestral não é algo nada fácil, durante anos essas mulheres foram obrigadas a alisarem os seus cabelos e eram ridicularizadas por usarem transas africanas, ouvindo insinuações de como seus cabelos eram sujos e nada profissionais. Contudo, nos últimos anos as tranças ganharam o gosto das influencers de moda, transformando o olhar das pessoas sobre esses penteados.

Pinterest

Risquinho na sobrancelha

Associado com criminalidade por muito tempo, o risquinho de sobrancelha nasceu com os estilos mandraka e cria visuais extremante comuns dentro das periferias. Agora essa “falha” na sobrancelha aparece em diversas classes sociais, como um sinônimo de modernidade e de um visual despojado.

Pinterest

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.