Moda pantaneira: como trazer o clima de "Pantanal" para os looks

Leve "Pantanal" para o guarda-roupa!

O estilo dos figurinos para os personagens da novela, assinado por Marie Salles, expressam a personalidade de cada um elementos presentes na natureza panteaneira. Veja dicas da fashionista Marissol Savagin para criar suas próprias composições!

Globo/Divulgação

Paleta terrosa

Savagin aponta que os tons terrosos são marcantes nos figurinos. Como exemplo, ela aponta as cores usadas por José Lucas (Irandhir Santos ). No entanto, ao longo da trama ele passa a usar mais as cores do pôr do sol. "Vale mesclar o laranja e o amarelo para formar um color block. Já os tons terrosos, podem ser vistos em estampas militares e misturados com preto também", indica.

Globo/Divulgação

Transparência e liberdade

Peças leves, florais e tons que passeiam pelo rosa e nude são características marcantes no guarda-roupa de Juma (Alanis Guillen). “O body de tule é uma ótima opção nesse caso, por serem transparentes e porque combinam com saias, calças e shorts rosas. Introduzir uma terceira peça pode ser legal para aquecer nos dias mais frios", diz a ex-miss.

Globo/Divulgação

Visual desgastado

Essa característica também é marcante no figurino de "Pantanal" para imitar o efeito de desbote do sol. Esse estilo é mais marcante nas roupas de Zé Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

Globo/Divulgação

Pegada DIY

Para emular o efeito de desgaste, é possível customizar algumas peças: "O jeans pode ser desgastado com água sanitária em casa, criando um visual bem cool. Traz essa pegada country e fica bom com camisas de botão e blusas escuras", diz. No entanto, cuidado para que a técnica não estrague a peça!

Globo/Divulgação

Cores vibrantes e flores

Muito frequentemente, o figurino de Filó (Leticia Salles/Dira Paes) traz estampas do ipê, um dos destaques da flora do Pantanal. Savagin alerta que essa composição deve ser feita com cuidado para não sobrecarregar o resultado.

Globo/Divulgação

“Um color block com rosa, vermelho e azul bem vivos fica lindo. Os tons precisam se encaixar para fazer uma mistura legal. A composição, quando bem feita, é moderna e chama atenção por onde passa", afirma a fashionista.

Globo/Divulgação

Acessórios e texturas ajudam a dar o tom pantaneiro

Chapéus, cintos e botas de couro são detalhes que podem caracterizar ainda mais o look pantaneiro e dar um up em composições mais básicas. "Calças, saias, botas e shorts podem ser usados à vontade. Misturando esses elementos é possível montar um look com toques de cowgirl", aponta Savagin.

Globo/Divulgação

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Entre também no grupo do Telegram do Portal iG.