Aposte no glam! Consultores ensinam como usar o cetim e arrasar no look

Bruna Marquezine, Isabelle Drummond e Marina Ruy Barbosa aderiram a composições maravilhosas com esse tecido que é puro luxo

Isabelle Drummond, Rízia Cerqueira e Marina Ruy Barbosa
Foto: Reprodução
Isabelle Drummond, Rízia Cerqueira e Marina Ruy Barbosa

O cetim é a solução para quem quer dar um toque especial e chique no look. O tecido elegante, macio ao toque e extremamente estiloso está em alta novamente. Ele combina com todos os estilos e suas peças vão de baby dolls a vestidos chiquérrimos e poderosos, perfeitos para um superevento. 

Diversas as peças ficam incríveis no tecido, mas o que ainda está bombando no mundo da moda são os vestidos. “O cetim fica ótimo em vestidos, blusas, camisas e saias. O slip dress é um exemplo onde o cetim fica incrível ”, conta a consultora de imagem e estilo Rita Heroína. 

Na parte de baixo, o material é mais usado em saias, sendo elas midi, curta ou longa. “Vê-se pouco o uso do cetim para calças, em alguns casos podendo ser as variações de cetim boucol, pois tem rigidez no tecido e muito usado na alta costura”, diz Fernanda Melo, professora do curso de Design de Moda em uma faculdade paulista.

As blusas de cetim não ficam atrás! “Super podem ser usadas com calças, shorts e macacão jeans. Sobreposições com jaquetas jeans também ficam boas”, diz Heroína. A peça com uma calça wide, skinny ou qualquer outro modelo jeans ficam incríveis e superestilosas. “Já calça de moletom não é indicado, pois o cetim está muito próximo do estilo tradicional e elegante”, completa Melo.

Se a intenção é montar um look mais elegante, a dica é equilibrar a composição com acessórios com o design mais contemporâneo. "Usar um slip dress com choker e mini bolsa ou com vários colares e um cinto moderno", recomenda Heroína. 

Acessórios para dar mais glam ao looks

Os acessórios não podem ficar de fora da composição com o tecido. As composições com brincos, anéis e colares dão ainda mais glam e estilo ao look. Heroína explica que optar por acessórios mais casuais e leves, como correntes fininhas e ponto de luz é uma ótima ideia. Se quiser colocar algo um pouco mais trabalhado, Melo indica os acessórios em tonalidades de prata, cobre ou ródio.

“O cetim já contém brilho, o deve ter o cuidado para que não entre no exagero, uso de muito ouro ou dourado pode implicar no exagero”, ressalta a professora.

“Exemplo prático, blusa de cetim na cor amarela e uso de shots destroyed, os acessórios ficam por conta de calçados, cinto e corrente suave como corrente caixa, bolinha ou padrão. Brincos e pulseiras na mesma tonalidade”, diz Melo.  

Evitar os tênis muito expansivos e esportivos, crocs, alguns tipos de sapatilhas e chinelos na composição com o cetim é importante. "As sandálias abertas conversam melhor com essa proposta. A de 2 tiras é uma boa opção", conta Heroína. Melo também indica preferir por sandálias, scarpins, botas e sapatos Oxford. Eles vão garantir o conforto e também o estilo do look.

Uma dica das especialistas para evitar que a composição fique "too much" é cuidar para que os tons claros de cetim sejam usados no período diurno, os vestidos longos e curtos com brilho pela noite. Outro exemplo de look é combinar uma calça jeans boyfriend e blusas com tonalidades claras. "Este look pode ser usado durante o dia e a noite. Aqui o calçado fica por conta do conforto e  botas tratoradas são ótimas com este look”, indica Melo. 

“Cuidado com acessórios muito ásperos ou pontudos, para não desfiar a peça. Esse cuidado também vale para as unhas, que podem arranhar o tecido.  Também aposte em uma sobreposição com blusas, esse estilo é uma tendência e pode ser ótima para dias mais frios”, completa Heroína.