Jeans: saiba como investir neste tecido para ter peças-coringa no armário

O tecido sempre está no radar das tendências; veja como investir nele para compor seu guarda-roupa

Versátil, o jeans pode ser usado em todas as peças e compor looks inteiros
Foto: Caedu
Versátil, o jeans pode ser usado em todas as peças e compor looks inteiros

"O jeans nunca deixa ninguém na mão! Entra década, sai década, e ele ainda está com tudo. O que muda são os diferentes formatos que aparecem. Mas uma coisa é certa, é o tecido mais democrático da moda. Tem para todos os gostos, estilos e se adapta a diversas situações", diz a gerente de moda e estilo Fernanda Granero.

A pedido do iG Delas, a profissional listou alguns motivos para investir no jeans e usar o tecido em peças-coringa. Elas irão garantir charme e versatilidade ao seu guarda-roupas.

O jeans nunca sai de moda

"O tecido jeans é atemporal, e isso quer dizer que ele está em alta em qualquer estação do ano. Seja em looks para dias quentes, amenos ou frios", explica.

Para o outono, por exemplo, Graneiro indica peças jeans mais compridas como jaquetas, camisas, calças, macacões e vestidos. Já no verão, o jeans pode aparecer em peças mais descontraídas, como shorts, mermudas e minissaias. 

Jeans combina com tudo

Segundo Fernanda, o jeans se consolidou na história da moda como uma peça neutra. Isso porque se tornou um ícone em diferentes momentos importantes, como na década de 50, quando vestiu celebridades como Marylin Monroe e Marlon Brando.

"Além de ter representado diferentes momentos históricos, o azul, tom do jeans, é tido como cor básica, coringa, de fácil combinação e que torna a hora de se vestir mais prática", acrescenta. Na dúvida, opte por lavagens mais tradicionais e neutras, como o azul escuro. 

Do trabalho ao lazer

As peças jeans podem ser usadas sem problemas em ambientes profissionais, sejam eles mais descolados ou mais formais. Basta escolher bem a modelagem e peças, calçados e assessórios que irão compor o visual de acordo com a proposta de cada local. 

"Para um trabalho que pede mais formalidade, aposte em uma calça jeans flare e complete o visual com uma camisa e um blazer. Para quem gosta de uma pegada mais criativa, uma calça jeans cigarrete de cintura alta, com a barra dobrada, combinada a uma camisa oversized e uma sandália anabela, é uma ótima opção para fugir do óbvio. Já para as pessoas que querem um look casual, a dica vai para um macacão jeans combinado a um tênis, assim é possível transparecer um ar descolado e confortável" indica.

O jeans pode ser usado da cabeça aos pés

O jeans hoje vai muito além das calças e pode ser encontrado saias, vestidos, macacões, macaquinhos, jaquetas, jardineiras, camisas entre outras peças. Isso permite muitas combinações, inclusive a criação de visuais totalmente jeans.

"Para looks all jeans ou looks contrastantes, qualquer peça é bem-vinda no guarda-roupa", diz Graneiro. Neste caso, o destaque fica por conta dos assessórios, como cintos, echarpes, calçados ou bijoux.

O jeans comporta vários estilos

"O jeans é adaptável a todos os gostos e estilos. Por exemplo, uma mulher de estilo despojado, pode super apostar em uma calça jeans desfiada e uma jaqueta jeans justinha nas mangas e curtinha. Já uma pessoa de estilo grunge, pode apostar em peças jeans com tachinhas ou corrente. Pensando em um estilo mais clássico, peças lisas e mais escuras são perfeitas", exemplifica Fernanda.