Oversized: aprenda a usar a tendência que ganhou o coração das famosas

Blusas e calças largas ganharam o guarda-roupa das famosas e são presente nos looks de Kylie Jenner e Rihanna

As jaquetas e casacos oversized são ótimas jogadas para manter o estilo no frio
Foto: Divulgação
As jaquetas e casacos oversized são ótimas jogadas para manter o estilo no frio


As peças oversized foram febre nos anos 90 e voltaram com tudo. Para saber mais sobre essa tendência e como arrasar nos looks usando roupas mais largas, conversamos com especialistas em moda e estilo. Confira. 



Fernanda Graneiro, gerente de imagem e estilo da Caedu, explica que o conceito do oversized é ter alguma peça do look em tamanho maior do que o convencional. “O termo oversized vem do inglês. Em português significa 'extralargo'. Ou seja, o termo é usado para quando usamos looks com peças largas ou maiores que o nosso tamanho, criando um ar mais confortável e despojado”.

Pega a calça do parceiro e vai!


Segundo Vívian Melo, consultora de imagem e estilo, a moda oversized também utiliza roupas do guarda-roupa masculino. “Atualmente esta tendência se aplica a praticamente todas as peças do guarda-roupa e não só do guarda-roupa feminino, como também as do masculino”, diz. É o caso da calça boyfriend, assim chamada porque parecia emprestada do namorado.

O estilo que já era popular, segundo Graneiro, ganhou ainda mais adeptas na pandemia. “Com todo mundo tendo que ficar em casa, essas peças ficaram ainda mais populares pelo seu conforto e por representarem a liberdade do corpo. Tiveram além de suas versões comfy com camisetas, moletons, calças oversized, até as versões mais elegantes como blazers e peças de alfaiataria.”

Graneiro explica que a cantora Billie Eilish foi uma grande propagadora do conceito. O clã Kardashian-Jenner também é adepto a usar roupas mais largas e o estilo das empresárias serve de influência para muitos seguidores que acompanham a família. 

Como usar o estilo oversized

“Um truque é combinar peças mais justas com uma peça oversized, criando um contraste. Um exemplo é utilizar uma calça skinny com um camisetão, um body com uma calça boyfriend, um vestido com uma jaqueta oversized. Mas também, quem quer ser mais fashionista pode sem problemas misturar duas peças oversized, assim o visual fica super despojado. É um estilo ilimitado”, afirma.

Para Vívian, o contraste de cor e formas é essencial. “Use estrategicamente o contraste de cores e de formas a seu favor.  Se deseja um efeito alongador procure combinar peças de cores monocromáticas (ton sur ton) ou análogas cores próximas que não geram tanto contraste entre uma cor e outra, exemplo: azul e verde. Já, se deseja parecer ter estatura menor, abuse das cores complementares que têm alto contraste, exemplo: azul e laranja ou o clássico preto e branco”, diz.


Quais os cuidados que devo ter ao utilizar oversized?


Graneiro aponta que no estilo oversized, a peça principal é a maior. “Quando for usar uma peça oversized, considere ela como a principal do seu look e então escolha as peças e acessórios que a complementam, deixando-a como a protagonista”, diz.

Para não ter o aspecto de desleixo, Vívian indica prestar atenção no tamanho da peça. “Usualmente dois números a mais que o seu habitual já dará o feito de oversized.  Entretanto, se você tiver uma estatura mais baixa ou estiver um pouco acima do peso esta proporção pode ser menor para que você não desapareça na roupa ou pareça maior do que de fato é, porque este efeito dificilmente alguém quer”, afirma. 

O uso das camisetas dentro da calça é o indicado. “Pode ser acompanhada como uma blusa flanela amarrada na cintura. Os calçados para acompanhar este estilo são dados de acordo com a ocasião e uso,” diz. Graneiro aconselha ainda evitar mistura de cores chamativas e estampas.

O estilo oversized é recomendável para passeios, happy hour, encontros com colegas e roteiros informais. Outra dica é deixar mais partes do corpo à mostra, especialmente as mais finas, como antebraço, panturrilha ou colo”.