Modelo virtual negra gera polêmica nas redes sociais

Shudu é criação do fotógrafo Cameron-James Wilson e, para alguns internautas, ela está roubando o espaço que seria de modelos reais

A beleza de Shudu há tempos tem chamado a atenção nas redes sociais. A modelo acumula mais de 52 mil seguidores no Instagram desde que sua conta foi criada, em abril do ano passado. Entretanto, recentemente, foi citada no Instagram da marca Fenty Beauty e virou alvo de um debate. 

Leia também: "Meu rosto fica melhor", diz modelo criticada por deixar sobrancelhas 

Foto: Reprodução/Instagram/@shudu.gram Seguir
Shudu Gram é uma modelo virtual criada pelo fotógrafo Cameron-James Wilson


Shudu impressiona com a pele negra sem nenhum defeito, corpo esguio e olhar expressivo. O único detalhe é que trata-se de uma modelo que não é real. Shudu é criação do fotógrafo Cameron-James Wilson. 

Em entrevista a revista "Harper's Bazaar" em fevereiro, o profissional diz que Shudu é a obra de arte na qual ele está trabalhando no momento. "Ela não é de verdade, infelizmente, mas ela representa muitas modelos reais de hoje. Há um grande movimento por modelos de pele negra, então ela as representa e é inspirada por elas", afirma Wilson.

Leia também: “Me chamavam de dálmata”, diz jovem com manchas pelo corpo que se tornou modelo


Concorrência com modelos negras reais

Entretanto, apesar de receber alguns elogios pela criação, ver Shudu em marcas conhecidas mundialmente e gerando tantos comentários nas redes sociais desperta a discussão de que ela estaria roubando o lugar de modelos reais. 

Nas redes sociais, internautas estão se questionando se usar uma criação virtual é algo bom ou não. Muitos destacam que é complicado que modelos negras sejam escaladas para castings e, agora, têm essa "concorrência". 

Leia também: Modelo de apenas 26 nos exibe beleza por trás de síndrome rara; veja fotos

Ainda à revista norte-americana, o fotógrafo se defende. "Como fotógrafo, trabalho muitas pessoas diferentes todo o tempo, e pessoas reais nos inspiram. Ao final do dia, essa foi uma maneira de expressar minha criatividade. Não estamos tentando roubar o trabalho de ninguém". Para ele, essa é apenas uma colaboração para o movimento que já existe. "Isso é para ser um tipo de arte bonita que empodera as pessoas. Não estou tentando tirar a oportunidade de ninguém ou substituir alguém. Ela [Shudu] está apenas tentando elogiar todas essas pessoas", completa Wilson. 


O fato é que o trabalho do fotógrafo chama a atenção pelos detalhes. Ele ainda comenta que Shudu foi inspirada em uma boneca Barbie chamada "Princesa da África do Sul" e criada usando um programa de modelagem em 3D. Uma simples imagem da modelo virtual, como a compartilhada pela Fenty, segundo o fotógrafo levou vários dias para ser feita.