Tamanho do texto

Veja quais foram as tendências apresentadas pelas marcas na semana de moda de São Paulo e como introduzir no seu guarda-roupa

A edição do SPFW  N42 acabou na sexta-feira (27) e com ela conseguimos ficar atentar às novidades que já estão rolando nas ruas brasileiras. Você deve estar se perguntando: espera, ela disse que "já estão rolando"? Isso mesmo! O que foi apresentado nas passarelas está nas ruas e você pode acrescentar a seu armário - é o  "see now, buy now", que vale para todas as marcas.

+ Aposte nos coletes como peça-chave desse verão; veja como usar

SPFW TRANS N42 apresenta o que já é tendência nas ruas
Reprodução
SPFW TRANS N42 apresenta o que já é tendência nas ruas

A primeira mudança dessa temporada do SPFW foi a inserção do TRANS no nome oficial do evento. Os signficados disso são múltiplos. Porque demonstra uma TRANSformação, a TRANSgressão e a TRANSição da moda brasileira, que vem acontecendo nos últimos anos e agora está mais presente do que nunca. 

Veja as principais tendências dessa edição e capriche na produção: 

Apliques e bordados

Patrícia Poeta usa decote ombro a ombro e calça com bordados no programa 'É de Casa'
Divulgação/Globo
Patrícia Poeta usa decote ombro a ombro e calça com bordados no programa 'É de Casa'

Algumas marcas apostaram em apliques 3D para encrementar as peças. O detalhe traz futurismo e requinte para a produção. Assim como os bordados - que não são exatamente uma novidade, mas desde que foram apresentados nas passarelas internacionais voltaram aos holofotes - os jeans trabalhados ganharam o gosto das marcas brasileiras.

Decote ombro a ombro, à la Bardot

O decote ombro a ombro era muito usado nos anos 60 pela atriz Brigitte Bardot, tanto que muitas pessoas usam seu sobrenome como referência. Sensual, deixa os ombros e saboneteras à mostra e pode ser usado por todos os tipos de corpo - valorizando a região do colo. 

Manual do decote: os modelos que ficam bem em cada tipo de corpo

Babados

Eles vão e vem. Os babados são ultra femininos e dão um charme especial ao visual. As camadas podem aparecer em tecidos diversos tanto na parte superior, em blusas ou camisas, até mesmo na parte inferior, em saias e vestidos.

Vibrantes

A onda dos anos 80 continua e agora aparece não só nas belezas e sapatos, mas nos tecidos metalizados e na cor neon. Peças com brilho, estampas e glamour da década marcada pelo exagero estão de volta, mas com um toque despojado e elegante. 

Oversized

Também muito visto nas passarelas internacionais, os modelos oversized chamam a atenção e ganham os corações dos adeptos ao estilo street. São vestidos e casacos monocromáticos feitos com tecidos confortáveis e muito divertidos.

Ilhós

Ainda no exagero dos anos 80, algumas coleções apresentam aviamentos exagerados, como é o caso do ilhós. Sobreposições e amarrações dão um toque sensual e muito descontraído.

Quimonos

Eles continuam, para alegria de muitas mulheres! Os quimonos viraram um verdadeiro complemento no visual e aparecem em diversas texturas nessa temporada: padronagens diversas, florais românticos e poderosos e tecidos acetinados são as grandes apostas.

Maxicalças e pantacourt

Super confortáveis, especialmente no verão - com tecidos mais leves - as maxicalças e pantacourt adotam as modelagens fluidas e com um estilo bem contemporâneo.

Pantacourt combina com visual mais social, para um dia de trabalho, ou algo totalmente despojado
Pinterest
Pantacourt combina com visual mais social, para um dia de trabalho, ou algo totalmente despojado


Plissados

Eles foram e agora estão de volta. Os plissados trazem sofisticação para peças diversas nesta temporada. Você pode usar na composição inteira ou somente em um detalhe do look.  

Slip Dress

Os famosos "vestidos camisola" apareceram para ficar. Os tecidos acetinados, detalhes de renda, alças finas dão um toque boêmio na produção.

Transparências

As transparêcias dão o ar da graça em todas as temporadas. O que muda? As texturas e sobreposições apresentadas são mais detalhadas e com intervenções, como desenhos e bordados.

Natureza

A natureza é muito representada nas coleções, não só nas modelagens e silhuetas amplas, mas também nas estampas. Pense no rústico, na fauna, na flora e invista nesse mood para compor o visual.

Manga bufante

Ainda que deixem muitas mulheres na dúvida, as mangas bufantes surgem na passarela da SPFW e trazem um charme despojado para o look. 

_______________________________________________________________________________________________________

*Francine Olivieri é repórter do Delas e também é formada em moda e maquiagem. Além das reportagens para o nosso canal, ela é super antenada nas tendências e traz dicas preciosas para te ajudar no dia-a-dia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.