Por que os óculos de Ilze Scamparini geraram tanta polêmica?
Francisco Ventura comenta os acessórios usados pela jornalista e dá dicas de como escolher o que te favorece
A jornalista Ilze Scamparini chamou a atenção dos expectadores ao usar óculos azuis nas transmissões da Globo dos atentados em Bruxelas , na Bélgica, nessa terça-feira (22). A correspondente de Roma recebeu críticas nas redes sociais, já que os acessórios chamaram mais atenção do que a notícia divulgada.
Franscisco Ventura, um dos designers e consultores óticos mais reconhecidos do país, comentou esse caso - que está dando o que falar - e mostrou que escolha de Ilze não foi à toa.
Talvez os óculos ficassem mais adequados e despercebidos em um passeio de barco ou em uma praia da Itália"
"O formato de rosto da Ilze é retangular, com as têmporas bem definidas, bom apoio nasal, pele bacana e cabelo com volume. Nesse contexto, esses óculos são interessantes porque remetem modernidade. Mas, o início do desenho das sobrancelhas dela está muito diferente da parte superior dos óculos. Isso cria uma sobreposição de curvas e imagens com formas que não acho bonito. Talvez ficassem mais adequados e despercebidos em um passeio de barco ou em uma praia da Itália", explicou ele.
Ventura relembra também outro momento em que a jornalista optou por um modelo semelhante, mas com um resultado totalmente diferente. "Em outra matéria que ela fez, escolheu também óculos redondos, modelo tartaruga, e está superadequado. É muito importante você conseguir determinar o apoio do nasal e deixar as suas sobrancelhas bem delineadas, para que você não tenha duas formas geométricas dentro de um espaço tão pequeno."
Modelos
Para não errar na hora de escolher o modelo, o especialista e dono da marca Ventura eyewear sinaliza alguns pontos que podem ajudar:
1- "Na hora de escolher os óculos, o formato do rosto é um dos instrumentos para fazer uma boa escolha. Também é levado em consideração o tamanho do nasal, tom de pele, cor de cabelo, estatura, profissão e personalidade."
2- "Saiba se você quer acompanhar a moda ou se você quer ficar neutra."
3- "Há aqueles modelos que as lentes são soltas e somem dependendo da ocasião, aqueles que são só a parte de cima e nada embaixo, que é uma opção intermediária, e aqueles fortes, de armações grossas, como os que a Ilze está usando."
Tendências
"O acetato é um material que está em alta e é uma febre internacional. Com certeza, a cor é um dos fatores que definem a boa escolha: mistura de tons, degradê, hastes diferentes, tudo isso depende da criação de designer ou estilista. Mas o mais importante desses óculos é traduzir a sua personalidade, o seu momento", finaliza Francisco Ventura.