Tamanho do texto

Entrevista de emprego? Reunião tensa? Aprenda como as cores transmitem mensagens para progredir profissionalmente

Na busca pelo sucesso profissional, qualquer detalhe importa.

Então, não basta caprichar no discurso: as roupas também têm papel fundamental para se passar a mensagem desejada.

A consultora de imagem Ana Vaz, especialista em análise de cores, afirma que encarar as vestimentas como uma “embalagem” é uma ótima maneira de reafirmar a própria identidade e, claro, transmiti-la para os outros.

Pensa que caprichar no visual para ir ao trabalho é bobagem? Pois acredite: as diferentes cores e combinações de roupas podem te ajudar a se destacar
Thinkstock/Getty Images
Pensa que caprichar no visual para ir ao trabalho é bobagem? Pois acredite: as diferentes cores e combinações de roupas podem te ajudar a se destacar

Como uma mãozinha nunca vai mal, Ana comenta quais são as cores mais indicadas para situações específicas vividas no cotidiano do ambiente corporativo.

A regra básica é investir em cores fechadas e sóbrias em momentos que pedem por racionalidade e em cores suaves ou vibrantes quando a emoção precisa falar mais alto.

Como cada cor carrega pontos fortes e pontos fracos, se você procura neutralizar alguma característica negativa ou indesejável de uma peça basta combiná-la com outra pertencente a um grupo de cor oposto. Entenda como cada cor funciona e, assim, como aproveitá-las ainda melhor no seu dia a dia:

Anotar aí: roupas escuras passam credibilidade, e assim, são uma boa pedida para aquela tão aguardada entrevista de emprego
Pinterest/Cassie Voors
Anotar aí: roupas escuras passam credibilidade, e assim, são uma boa pedida para aquela tão aguardada entrevista de emprego

Para ganhar a atenção do cliente ou na entrevista de emprego

Nessas ocasiões, aposte em cores fechadas, como o azul marinho, verde-musgo, vinho, preto e marrom, por exemplo, para projetar seriedade e credibilidade. No entanto, abusar delas pode gerar uma impressão de autoritarismo e falta de abertura. O que pode ser usado a favor em momentos em que você não deseja ser atropelado por outrém.

Reunião descontraída ou brainstorm

Enquanto as cores escuras transmitem imagem autoritária, as tonalidades claras como bege, rosa, amarelo e azul claro projetam leveza, descontração e flexibilidade. Quer dizer, se não estivar procurando ser interpretada pelos outros como alguém frágil, não use. Melhor optar por elas quando quiser parecer criativo e aberto a novas possibilidades. 

Criatividade, bom humor e coragem 

O grupo de cores vivas (vermelho, turquesa, pink, amarelo-ouro) é indicado quando o momento pede por energia, ousadia e criatividade. Por outro lado, se elas são usadas exageradamente em um mesmo visual, você pode acabar transmitindo infantilidade e pouca sofisticação. Nos ambientes de trabalho, prefira adotá-las em pequenos detalhes, como acessórios ou em uma única peça.  

Cores vibrantes e quentes passam energia e criatividade. Mas atenção: decotes não devem ser usados em ambientes formais
Pinterest/Lelê Batista
Cores vibrantes e quentes passam energia e criatividade. Mas atenção: decotes não devem ser usados em ambientes formais

Reuniões tensas ou chefe difícil

Reuniões complicadas pedem por uma postura de equilíbrio e maturidade, certo? Então, invista nas cores neutras e foscas, entre elas o azul acinzentado, bege, tons de vinho e verde-musgo, que colorem o look sem chamar muita atenção. Elas são ótimas para passar ideia de aproximação, afinal, não amedrontam e são acolhedoras.

Hora de decidir

Mais uma vez, o grupo de cores frias (tons de azul, verde, roxo e cinza, por exemplo) pode ser usado para transmitir seriedade. Mas lembre-se: ele também traz sensação de frieza. Se você realmente deseja impor distância, combine com cores escuras, como o preto.

Energia e acolhimento para o dia a dia

A regra se repete: cores quentes dão energia e reforçam acolhimento. Para isso, capriche nos tons amarelados, alaranjados, avermelhados e terrosos.

+Veja abaixo uma seleção especial de looks para você se inspirar




    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.