Tamanho do texto

Para quem deseja melhorar o desempenho para as redações do vestibular ou apenas escrever melhor para a vida, confira algumas dicas simples

Uma das coisas que mais aterroriza os estudantes nessa fase complicada que são os vestibulares , são as redações, afinal, é a parte que mais vale nota e a mais inesperada. Para essas pessoas e para aqueles que simplesmente gostam muito de escrever e querem melhorar a cada dia, trouxe algumas dicas que ajudaram a melhorar minha escrita e que eu espero muito que ajude vocês.

Como escrever bem

Ler, treinar e se informar: Vic Ferreira dá algumas dicas práticas para escrever melhor
Creative Commons/Photopin
Ler, treinar e se informar: Vic Ferreira dá algumas dicas práticas para escrever melhor


Se mantenha informado

Para mim, a parte mais difícil é ter uma opinião formada sobre tudo. Escrever nunca foi difícil pra mim, mas me peguei sem saber o que dizer sobre o assunto várias vezes. Minha dica é, assista jornais, leia sites de notícias, acompanhe debates. Tem um assunto que todo mundo está comentando? Leia sobre e crie uma opinião, contra ou a favor, e saiba defendê-la.

Leia muito

Nada te faz melhor na escrita do que a leitura . Eu sempre gostei de ler muito, qualquer coisa, e na hora de escrever eu percebi o quão importante isso foi pra mim. Observei vários tipos de escrita e absorvi vocabulário extra sem nem perceber.  Não precisam ser livros cultos, como aqueles pedidos em listas de vestibulares, qualquer livro que você gostar de ler vai te ajudar futuramente.

Estudar diariamente e organização são dicas para melhorar as notas

Conecte um parágrafo ao outro

Essa foi uma das últimas informações que eu aprendi, nunca pensei muito nisso e acho que normalmente as coisas aconteciam involuntariamente, mas isso é um erro. Você precisa saber o que está fazendo e fazer de propósito. Ao deixar os parágrafos soltos a impressão que é passada é a de que você não tem uma ideia contínua e está perdido.

Por isso, mantenha uma linha entre a última frase do último parágrafo com a primeira do próximo. Palavras e frases de transição são perfeitas pra isso, como por exemplo, "por outro lado", "do mesmo modo", "posteriormente", "sob o mesmo ponto de vista" e assim por diante.

Não use frases prontas

Corretores de redação e leitores costumam ter pavor de clichê . Imagine só o que acontece se você usa a mesma frase que outras mil pessoas usaram? Frases como "a união faz a força", "paz para o mundo",  são olhadas com um certo desprezo e como falta de conteúdo. Tente não usar ditados populares ou frases prontas, está tudo bem querer passar o que eles dizem, mas que seja de uma forma original.

Treine

Treine muito. Sempre que puder. Nós sempre temos coisas a aprender e a melhorar, escrever cada vez mais nos ajuda com isso. Não adianta nada você desejar escrever bem se você nunca exercita a escrita. Selecione assuntos importantes, temas que você gosta, temas famosos ou polêmicos e escreva sobre. Se for possível, peça para um professor corrigi-lo para você, mas se não rolar, apenas o fato de escrever com frequência vai te ajudar e muito.

10 dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho

______________________________________________________________________________________________________

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen
Reprodução/Instagram
Vic Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen

*Victoria Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen. Ela é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.