Tamanho do texto

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve ao iG Teen para falar sobre as descobertas e aventuras da vida na adolescência

Quando eu ainda estava na escola minha meta era conseguir sair do colegial sem nenhuma recuperação. Com a meta concluída consegui colecionar algumas dicas para quem precisa estudar e quer melhorar suas notas.

10 dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho

Estudar é uma das dicas mas não é o único caminho para melhorar as notas. Veja algumas dicas
Arquivo pessoal
Estudar é uma das dicas mas não é o único caminho para melhorar as notas. Veja algumas dicas

É sempre importante dizer que métodos para estudar  são muito relativos. Nem tudo que funciona para mim vai funcionar para você e vice-versa. Por isso, a primeira dica é conhecer a sua melhor maneira de estudo. Para identificar a sua, você vai ter que testar vários métodos diferentes e ver qual funciona melhor para você.

Prestar atenção nas aulas

Provavelmente, a melhor coisa que eu aprendi foi prestar muita atenção nas aulas. Sei que conversar com a amiga do lado, usar o celular e até pensar no almoço se tornam mais interessantes do que a aula, mas lembre-se, quanto mais você aproveitar a aula menos você vai ter que estudar em casa. Eu tenho uma memória horrível, por isso anoto tudo o que os professores falam, mas para você pode bastar ouvir uma vez a aula.

Estudar diariamente

Estude um pouco todos os dias. Isso é neceessário porque para o nosso cérebro entender que uma informação é importante o suficiente para ser guardada no espaço de memórias de longo prazo, ele precisa ver essa informação mais de uma vez. Aprendeu algo novo na aula de matemática? Faça alguns exercícios de tarde para treinar.

Não deixe a lição de casa virar um problema

Organize-se

Organize-se. A organização vai te ajudar demais a não surtar durante sua vida acadêmica. Separe um horário para estudar, outro para usar o computador e por aí vai. Dessa forma, cada momento vai ser dedicado para uma única coisa, e você poderá exercê-las de maneira muito mais eficiente.

Não desista

Por último, não desista se algo der errado. Um professor me ensinou que errar significa que você está aprendendo, afinal, se você acertasse tudo não precisaria estar na escola! Cada exercício de física errado, ou nota baixa na prova, precisa servir como motivação para estudar mais e melhorar a cada dia.

Quando é hora de estudar no exterior?

Boa sorte!

______________________________________________________________________________________________________

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen
Reprodução/Instagram
Vic Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen

*Victoria Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen. Ela é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.