Tamanho do texto

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve ao iG Teen todas as terças-feiras sobre as descobertas na adolescência

O famoso e polêmico coletor menstrual, é um copinho de silicone reutilizável que veio para substituir o absorvente durante a menstruação.

Apesar dos pontos positivos serem grandes, ainda existe um certo preconceito com o produto, afinal, ele exige conhecimento de seu próprio corpo.

Coletor menstrual
Arquivo pessoal
Coletor menstrual


Ele é muito mais fácil de ser colocado do que parece - prometo. Normalmente, são vendidos junto com um manual de instruções, que explica com desenhos como ele deve ser introduzido. O uso é de 8 a 12 horas, no máximo, e não acontecem vazamentos se você resolver ir à praia ou piscina Está liberado!

Leia também:

+"Ainda somos vistas como um objeto para o prazer sexual masculino"

Após utilizá-lo, é só lavar com água corrente e sabonete neutro. No fim de cada ciclo, é indicado que você ferva o copinho de silicone.

Quer saber porque ele é muito mais higiênico que o absorvente? O mau cheiro é provocado pelo contato do sangue com o ar, que naturalmente tem bactérias. Como o copinho coleta seu sangue dentro do corpo, não há proliferação de bactérias e nem contato delas com você.

+O que muda em sua vida quando você entra na faculdade

O valor costuma girar em torno de 80 reais, mas como o produto é reutilizável, você utiliza o mesmo durante 3 anos.

Já fez a conta de quanto você gasta com absorvente durante esse período? E pior ainda, já parou pra pensar na quantidade de lixo produzido? Além de econômico, ele é sustentável.

Coletor menstrual
Arquivo pessoal
Coletor menstrual


Para mim, a sensação mais importante que esse simples produto me trouxe foi o autoconhecimento. Isso porque nós crescemos acreditando que a menstruação é algo ruim e muitas vezes nojenta.

O coletor menstrual te mostra que é simplesmente sangue, exatamente como acontece quando você corta seu braço: sem mau cheiro e natural.

_______________________________________________________________________

Vic Ferreira
Arquivo pessoal
Vic Ferreira

* Victoria Ferreira tem 18 anos e escreve às terças no iGTeen. Ela é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.