Tamanho do texto

Pesquisa recente aponta que é possível ter, em média, cinco BBFs ao mesmo tempo. Você se encaixa nessa conta?

Na escola, ela sempre está rodeada por amigos. O mesmo cenário se repete no cursinho ou na faculdade. Mas até para a mais popular das garotas, há um limite para essa tal roda de amigos. Pelo menos para os melhores amigos. 

Quantos melhores amigos você tem?
Reprodução/Instagram
Quantos melhores amigos você tem?


Segundo pesquisa publicada pela "Massachusetts Institute of Technology’s Technology Review", é possível ter, em média, cinco BBFs ao mesmo tempo. As informações são do site do jornal "Huffington Post". 

Nos anos 90, o pesquisador e cientista britânico Robin Dunbar fez um estudo que relacionava o tamanho do cérebro com a capacidade de fazer amizades. Quanto maior o cérebro, maior o círculo de amizades. Segundo as teorias de Dunbar, o cérebro humano permitiria 150 amigos. 

Tais amigos são divididos em camadas, dos mais próximos aos mais distantes. Para o cientista, apenas 10 amigos se encaixariam na camada dos melhores amigos. 

Anos depois, outro estudo foi feito, agora com base nas ligações de telefones celulares. Desde 2007 foram analisadas 6 bilhões de ligações feitas por 35 milhões de pessoas na Europa. Pádraig Mac Carron, um dos autores dessa nova pesquisa, falou ao "Huffington Post" que os números ainda estão sendo analisados, mas que seguem padrões parecidos com os da pesquisa dos anos 90. 

Para quantas amigas você liga sempre?
Reprodução
Para quantas amigas você liga sempre?


Segundo o estudo, elas ligam para 4 pessoas com mais frequência. Seguindo da teoria de Dunbar, essas seriam as pessoas na camada mais próxima de relação. "Isso sugere que seu cérebro só consegue lidar com um número limitado de pessoas próximas", comentou Carron. 

"A maioria das pessoas tem um número pequeno de melhores amigos, mas esse número varia de pessoa para pessoa. Ele vai de 1 a 15, mas a média são cinco amigos próximos", completou Carron. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas