Como cuidar do umbigo do recém-nascido
Os cuidados com o umbigo do recém-nascido deixam muitas mães aflitas. Mas a enfermeira neonatal Monica Cardoso, do Hospital São Luiz (SP), afirma que não há motivos para isso. Basta limpar frequentemente a região e esperar que o coto caia, diz.
Tempo de cicatrizacão
Quando o bebe nasce, o corte feito no cordão umbilical da origem ao coto umbilical , que fica preso até que a região cicatrize. Em geral, o coto pode levar de uma a duas semanas para cair, mas existem crianças que precisam de mais de vinte dias para cicatrizar a região.
Como higienizar o umbigo
Um fator que contribui com a cicatrizacão é a higiene correta do umbigo. A limpeza deve ser feita utilizando algodão (ou cotonete) embebido em álcool a 70% . Voce pode higienizar o local várias vezes ao dia, tomando cuidado para não deixá-la umida. Com o passar dos dias, o coto vai ficar mais seco e escuro .
Na hora do banho, o coto pode ser lavado normalmente , com água e sabão neutro, sem a necessidade de nenhum cuidado especial. Monica Cardoso, que trabalha há 15 anos com recém-nascidos, garante que eles não sentem nenhuma dor durante a higienizacão. A criança chora porque sente o gelado do álcool ou até mesmo a insegurança da mãe, afirma a enfermeira.
Se o umbigo sangrar, não é preciso ter medo. É normal que saia um pouco de sangue quando o coto está perto de cicatrizar. Nesses casos, basta intensificar a limpeza , fazendo um curativo algumas vezes ao dia, aconselha Monica. No caso de sangramento em excesso ou o aparecimento de outro tipo de secreção é recomendável marcar uma visita ao pediatra .
O que não fazer
- Não passe substâncias como mercúrio , merthiolate ou antisséptico.
- Não coloque nenhum objeto na região. Existem pessoas que dizem que colocar pó de cafe ou uma moeda no coto umbilical faz com o que ele caia mais rápido, mas isso não é verdade , diz a enfermeira.
- Não use cintas ou faixas para segurar o umbigo, pois elas abafam a região e podem atrapalhar a cicatrizacão. Também não deixe a fralda sobre o umbigo.