Pode fazer sexo anal durante a gravidez?

É preciso tomar os mesmos cuidados para a prática quando não se está grávida

Foto: Stefan
Sexo anal: mesmos cuidados de quando não se está grávida
Grávidas podem fazer sexo anal. O ginecologista Luiz Ferraz de Sampaio Neto, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (PUC-SP), explica que durante a gravidez os cuidados com o sexo anal são aos mesmos prescritos para qualquer mulher. “Não se deve praticar penetração vaginal depois da anal. Caso isso aconteça, o parceiro deve usar um preservativo na penetração anal, que deverá ser descartado antes da penetração vaginal, ou fazer a limpeza do pênis com água e sabonete entre a penetração anal e a vaginal. Também, da mesma forma que fora da gravidez, o coito anal necessita do uso de lubrificante para não provocar trauma na mulher”, afirma.

Leia também: Gravidez semana a semana

Denise Coimbra, ginecologista e obstetra do serviço de reprodução humana da Escola Paulista de Medicina, afirma que a rotina sexual do casal não deve mudar por causa da gestação. “Há mudanças sexuais apoiadas em período de risco para o bebê, mas se o casal já pratica relação anal, não há problema pelo período gestacional”, afirma.

Saiba tudo que a grávida pode ou não fazer durante a gestação

Link deste artigo: https://delas.ig.com.br/filhos/duvidasgravidez/pode-fazer-sexo-anal-durante-a-gravidez/n1237936831198.html