Mitos e verdades sobre a amamentação

Dúvidas sobre a amamentação? A especialista em saúde materno-infantil Andressa Avila Melo esclarece o que é fato e o que fake

O que é mito e o que é verdade?

Existem muito mitos e crendices a respeito da amamentação. Em meio a tantas informações, é difícil saber o que é verdade e o que é mentira. Mas não se preocupe, Andressa Avila Melo, especialista em saúde materno-infantil, tira as principais dúvidas sobre a amamentação.

FreePik

Estresse atrapalha a produção de leite?

Verdade! O estresse mexe com diferentes áreas do corpo humano, incluindo a amamentação. Entretanto, é importante pontuar que cada uma reage de um jeito e que esta não é uma regra.

Reprodução%3A Alto Astral

Existe “leite fraco”?

Mito! Todo leite materno é um alimento completo e rico em nutrientes para um bebê, inclusive é importante respeitar o tempo correto para a introdução de alimentos sólidos. Não indicar o leite é apenas casos muito específicos, como o de crianças com intolerância à lactose.

Divulgação

Amamentar dói?

Mais ou menos. Pode ser desconfortável nos primeiros dias, mas após a adaptação, o incômodo passa. Se a dor persistir, pode indicar que a “pega” da criança está incorreta.

Divulgação

A amamentação pode funcionar como anticoncepcional?

Mito! Apesar de até constar na caderneta da gestante, esse é um mito. Amamentação não é um método contraceptivo. Embora ainda seja um momento de variações hormonais, a amamentação não está ligada a isso.

Imagem de sam moody por Pixabay

Cerveja preta, coca cola ou algum alimento podem ajudar na produção de leite?

Mito! Nenhum alimento consegue ajudar na produção de leite.

shutterstock

A amamentação faz a mãe emagrecer?

Verdade! É muito comum as gestantes emagrecerem devido à amamentação. No entanto, esta não é uma regra, cada organismo se comporta de maneira diferente.

shutterstock

Revezar os seios faz com que a alimentação seja completa?

Mito! Não faz diferença para a saúde do bebê em qual seio você amamenta, o leite é o mesmo nos dois seios.

Reprodução/Instagram

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram!

Siga também o perfil geral do Portal iG.