100 Brincadeiras

PALAVRA CERTA

PALAVRA CERTA
Faixa etária Acima de 4 anos
Local Quintal, Praça, Dentro de casa, Salão de Festas, Condomínio, No carro
Estimular Linguagem, Imaginação, Raciocínio lógico, Cooperação
Participantes 4+
Material Papel e lápis

Como brincar

O objetivo neste jogo de duplas é acertar a palavra mágica, ou a senha, com o mínimo de dicas possíveis. As dicas consistem apenas em outras palavras que podem se associar à palavra inicial.

Escreva várias palavras em pedaços de papéis e coloque-as em um saco. Eleja um da dupla para dar as dicas e outro para adivinhar a senha. Quem começa dando as dicas deve retirar uma senha do saco e lê-la mentalmente. Depois, de frente para o parceiro, fala outras palavras que possam se associar à senha.

Por exemplo, se a senha for “cachorro” a dica pode ser ‘animal’ ou ‘patas’. O parceiro tem até três dicas para acertar a senha. Cada palavra certa vale um ponto e a cada erro a dupla passa a vez para outros dois jogadores.

Dicas: inverta a função das duplas a cada rodada. Com jogadores mais jovens use palavras mais fáceis e, em vez de escrevê-las, peça para que eles apenas pensem em uma senha.


Esta brincadeira também se chama...

Senha, palavra mágica, palavra secreta