100 Brincadeiras

DOMINÓ

DOMINÓ
Faixa etária Acima de 6 anos
Local Quintal, Praça, Dentro de casa, Salão de Festas, No carro, Condomínio
Estimular Conceitos de matemática, Concentração, Estratégia, Raciocínio lógico
Participantes 2+
Material Jogo de dominós

Como brincar

No jogo básico, as pedras são viradas com os números para baixo, embaralhadas e cada jogador fica com sete peças na mão. Se o número de jogadores for menor do que quatro, as pedras restantes são colocadas de lado, ainda viradas, no ‘cemitério’.

Começa o jogador com a dupla mais alta, normalmente a dupla de 6. Ele coloca a pedra na mesa e o participante à esquerda deverá encaixar uma de suas pedras que tiver o mesmo número em um dos lados, assim, serão abertas duas pontas diferentes e o jogador seguinte deverá colocar uma pedra em um dos lados, e assim sucessivamente.

Se o adversário não tiver uma pedra com o mesmo número de um dos lados da mesa, deve recorrer ao cemitério e ‘pescar’ novas peças até tirar uma que se encaixe. Vence o jogador que eliminar suas pedras primeiro.

As partidas também podem ser jogadas em duplas, sendo que vence a dupla em que um dos jogadores terminar a quantidade de pedras primeiro. Nesse caso é preciso redobrar a atenção para que as jogadas também ajudem o parceiro.

Dica: com crianças mais jovens você pode usar versões do jogo de dominós com desenhos no lugar de números.