Nesta semana, Viih Tube usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre a dificuldade para engravidar do segundo filho. Ela, que já é mãe de Lua, de 1 ano, disse que espera há três meses por um resultado positivo.
"É… Três meses tentando é pouco ou é muito? Ainda sou nova nisso, não sei. Mas oficialmente me tornei uma 'tentante'. Quem diria, depois do susto que o positivo já me deu, hoje eu torcer todo mês por ele!", desabafou a influenciadora.
"Tentate" é um termo popular usado por mulheres que estão na busca por engravidar. A situação agora é diferente de quando Viih teve a primeira filha, que veio de uma gravidez não planejada.
Viih Tube mostra que está tentando engravidar do 2º filho: “Depois do susto que o positivo me deu, hoje eu torço todo mês por ele.” ❤️👏 pic.twitter.com/51KHAniXiA
— Portal de notícias @fifizando (@fifizandoofc) April 6, 2024
Três meses é pouco ou é muito?
Segundo o médico Luiz Fernando Pina, ginecologista especialista em reprodução humana, para a mulher que tem até 35 anos de idade, a tentativa de engravidar pode se estender até um ano. Já as que têm acima de 35, a tentativa natural deve ser de até seis meses. "Após esses períodos, é necessário buscar ajuda de um especialista em reprodução humana para investigar o problema", orienta ele.
O médico esclarece ainda que quando o bebê não vem, logo se pensa que o problema está na mulher. No entanto, a dificuldade pode, sim, estar no parceiro. "Estatisticamente, 40% da dificuldade é fator feminino, 40% masculino e 20% é fator do casal, ou seja, não existe culpado, mas sim causas que muitas vezes podem ser identificadas em check-up feminino e masculino e análise clínica", diz o diretor da clínica Baby Center Medicina Reprodutiva.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
** Gabrielle Gonçalves é jornalista formada pela UNESP e atua como repórter do iG Delas e do iG Receitas.