A importância de alimentos que podem contribuir para a concentração

Alanna Vargas ensina receitas ricas em ômega 3 e vitaminas do complexo B

Foto: FreePik
A importância de alimentos que podem contribuir para a concentração

Uma alimentação balanceada é fundamental para ter concentração e foco, mas você já pensou como alguns alimentos podem contribuir com isso, principalmente nessa época de retorno às aulas? 

A Alanna Vargas, nutricionista clínica do segmento Escolas & Universidades da Sodexo On-site, destaca os nutrientes e alimentos que auxiliam na melhora da concentração e do desempenho cognitivo dos estudantes: 

Ácidos graxos ômega-3 : presentes em peixes como salmão e sardinha, as gorduras ômega-3 são essenciais para a saúde cerebral. Estudos mostram que a ingestão adequada desses ácidos graxos está associada a uma melhor concentração e desempenho cognitivo. 

Vitaminas do complexo B : as vitaminas B como a B6, B12 e ácido fólico, desempenham um papel importante na função cerebral. Alimentos como ovos, cereais integrais e folhas verdes são ricos nessas vitaminas e podem contribuir para a concentração dos estudantes. 

Nozes e sementes : amêndoas, castanhas, nozes e sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos saudáveis, vitamina E e outros nutrientes benéficos para a saúde cerebral. Esses alimentos podem contribuir para um melhor foco e concentração. 

Frutas e vegetais coloridos : são ricos em antioxidantes e compostos bioativos, que ajudam a manter o cérebro saudável e estimulam a concentração. Morangos, mirtilos, espinafre e brócolis são bons exemplos. 

Um hábito que contribui muito para a concentração é a ingestão de líquidos, principalmente no inverno, quando bebemos menos água. O organismo necessita estar hidratado para evitar fadiga e diminuição da capacidade cognitiva! 

Foto: Divulgação
Alanna Vargas dá dicas de sanduíches

Alanna aproveita para compartilhar duas receitas que vão ajudar os alunos a manter o foco na volta às aulas: um sanduíche de salmão e abacate e um suco funcional antioxidante. “Essas receitas podem contribuir para o fornecimento dos nutrientes que auxiliam na melhora da concentração nos estudos. Mas é importante ressaltar que é sempre bom consultar um profissional de saúde antes de fazer alterações significativas em sua dieta, especialmente se você tiver alguma condição médica específica”, finaliza. 

Anote e convoque as crianças e adolescentes para ajudarem a fazer estas delícias em casa! 

Sanduíche de Salmão e Abacate 

Ingredientes:
- 2 fatias de pão integral (fonte de fibra)
- 100g de salmão defumado (fonte de ômega-3 e proteína)
- 1/2 abacate maduro (fonte de ômega-3, vitaminas do complexo B e colina)
- 1 punhado de rúcula (fonte de fibra e vitaminas do complexo B)
- Suco de limão (para temperar)
- Sal e pimenta a gosto 

Modo de preparo:
Espalhe o abacate amassado em uma das fatias de pão. Tempere o abacate com um pouco de suco de limão, sal e pimenta. Coloque as fatias de salmão defumado sobre o abacate e adicione a rúcula por cima do salmão. Cubra com a outra fatia de pão integral e corte o sanduíche ao meio ou em formato de triângulos. 

Suco Funcional Antioxidante 

Ingredientes:
- 2 cenouras médias (rica em vitamina A)
- 1 laranja (rica em vitamina C)
- 1 kiwi (rica em vitamina C e E)
- 1 punhado de espinafre (rica em vitamina A e E)
- 1 colher de chá de sementes de linhaça (rica em vitamina E)
- 200 ml de água

Modo de preparo:
Descasque as cenouras, laranja e kiwi. Corte em pedaços menores. Lave bem as folhas de espinafre e coloque todos os ingredientes no liquidificador. Adicione os 200ml de água. Bata até obter uma mistura homogênea. Se desejar, coe o suco para remover qualquer fibra indesejada. Sirva imediatamente e aproveite o suco funcional.  

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!