5 formas mais inusitadas de eternizar a placenta, como fez ViihTube

A influenciadora digital ViihTube chamou a atenção da internet ao divulgar que transformou a placenta do parto de sua filha, Lua, em um quadro. Nas redes, a youtuber divulgou as imagens do quadro, que conta com o carimbo da placenta e a marca dos pés de Lua.

A placenta é um órgão fetal que se desenvolve durante a gestação. Durante nove meses, essa parte do corpo funciona como uma conexão entre a mãe e o bebê, fornecendo nutrientes e oxigênio para o feto.

Após o parto, esse órgão é expelido pelo corpo e descartado pela equipe médica. Mas, seja por motivos religiosos, culturais ou pessoais, muitas mães optam por eternizá-lo. Conheça, agora, algumas formas diferentes e até inusitadas de eternização da placenta

Encapsulamento de placenta

Depois do parto, a placenta é desidratada, moída e triturada. O pó residual é encapsulado e, então, ingerido pelas mães. Por mais que muitas pessoas acreditem que esse processo possa oferecer vitaminas e nutrientes para quem ingere, o encapsulamento de placenta não tem eficiência comprovada pela ciência.

Ingestão

Famosos como Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima já aderiram a esta prática: depois do parto, algumas mães optam por ingerir a placenta (crua!). No entanto, essa eternização não é recomendada pelos médicos, já que o órgão pode conter toxinas e bactérias.

Tintura

A tintura de placenta é um processo de preparação que envolve a imersão de pequenos pedaços de placenta em uma solução alcoólica. Após o processo, a mãe geralmente ingere essa tintura diluída em água.

Óleo

Assim como a tintura, o óleo de placenta é feito com a imersão do órgão em um extrato alcóolico e outro óleo vegetal, como girassol ou camomila. Por mais que esse óleo seja utilizado como um óleo essencial, ele não é reconhecido como um tratamento médico, como atestam diversas pesquisas científicas.

Arte de placenta

A arte de placenta é uma prática que envolve a preservação da placenta após o nascimento do bebê para o desenvolvimento de um quadro ou arte. As técnicas utilizadas variam, mas geralmente envolvem a secagem e a prensagem da placenta para criar uma imagem ou um padrão, conhecido também como ‘árvore da vida’.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!