O que você precisa saber sobre amamentação?

Você é mãe de primeira viagem? E está com dúvidas sobre a amamentação? A ginecologista, Carolina Cursi, desvenda esse assunto

Maternidade não é questão de instinto!

Apesar dos filmes e novelas romantizarem a maternidade, ela não é algo fácil e natural para as mulheres. Por isso, mães de primeira viagem, não se sintam culpadas se não sabem o que fazer. Para a ginecologista, Carolina Cursi, o mais importante é buscar informação com fontes de confiança e é devido a isso, que a profissional, esclarece as principais dúvidas e dificuldades sobre a amamentação.

nappy/Pexels

Qual a importância da amamentação?

“O leite materno é a primeira vacina do bebê, devido a sua rica composição. Considerado, segundo a Organização Mundial de Saúde, o melhor alimento para o bebê, que não necessita de outros alimentos, além do leite materno, até os seis meses de vida. Além disso, bebês que são amamentados, desenvolvem melhor o neuropsicomotor, o céu da boca e até mesmo, melhora o sono do bebê”.

Divulgação

Qual a importância da amamentação?

“Agora, para a mamãe, a amamentação pode ajudar ater um pós-parto melhor, auxiliando o corpo a se recuperar mais rápido. Ajudando até mesmo, a evitar o câncer de mama. Amamentar traz inúmeros benefícios, tanto para mãe como para o bebê, entretanto, isso não significa que a amentar seja fácil. O que a gente precisa, é falar mais de amamentação e ensinar cada vezes mais, as mães a se prepararem, para quando esse bebê nascer, elas se sintam aptas”.

Imagem de sam moody por Pixabay

Tenho medo de amamentar, o que fazer?

Se eu estou com medo do momento de amamentar, eu tenho que estudar sobre a amamentação e isso, deve ser feito, antes do bebê nascer. Não da para esperar para falar sobre o assunto, depois de dar à luz. Por isso, já no pré-natal, é importante aprender e buscar informação com profissionais da saúde, existe até mesmo, nos dias de hoje, cursos de amamentação e bonecas para treinar”.

shutterstock

Deixe os palpites de lado!

“Em quase vinte anos de formação, um dos maiores problemas, sobre a amamentação, são os palpites, vindos de sogras, vizinhas e outras pessoas próximas. Que querem fazer a mãe dar, águas, chás ou outras comidas, antes dos seis meses. No entanto, a Organização Mundial de Saúde, recomenda o leite materno, como alimentação única, nos seis primeiros anos da criança”.

Fernanda Villas Bôas

Existe maneira correta de se amamentar?

“A maneira certa de se amamentar, é desde que o neném faça a pega correta, que é abocanhar, com lábio superior e no lábio inferior, pegando mais de cinquenta por cento da auréola. Antigamente a gente falava que tinha que pegar a auréola toda, contudo, algumas mulheres, tem auréola muito grande e às vezes o bebê não conseguia, pegar a aréola toda. Então, desde que pegue mais de cinquenta por cento da auréola, a amamentação está correta. Também é muito importante, que a mãe esteve confortável, sem provocar dores musculares”.

Reprodução%3A Alto Astral

O que fazer quando os dentes começarem a nascer?

“Antes de tudo, as mamães têm que entender que essa questão de nascer os dentes também é um momento difícil para o bebê. Ele está se adaptando com aquele volume dentro da boca, que ele não está acostumado e isso vai provocar um novo momento de adaptação”.

Reprodução/Facebook

O que fazer quando os dentes começarem a nascer?

“Eu sei que é difícil, mas não desista, é importante manter a calma e estar concentrada durante a amamentação, para poder identificar os sinais de quando o bebê começar a ficar irritado. Se o bebê morder, não tire e não faça um movimento brusco, porque você pode acabar machucando o seu bebê. O melhor a ser feito, é com o seu dedo, higienizado, entre as gengivas da criança, conversando com ele de forma calma e depois volte a amamentar. Assim, o bebê vai aprender a se adaptar com a amamentar com os dentes”.

shutterstock

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.