Ser gentil e respeitoso não significa fazer o que a criança quer

Como impor limites e ainda ser respeitoso? A especialista em primeira infância, Camila Menon, explica

Educação positiva

Nos últimos, os pais têm se tornado cada vez mais preocupados em educar os seus filhos de uma maneira que respeite a integridade física e psicológica das crianças. No entanto, para algumas pessoas, a ideia de ser respeitoso e impor limites ainda é confusa.

Educação positiva

Camila Menon, especialista em primeira infância, explica que deixar a criança decidir tudo sozinha ou tentar evitar que ela se sinta frustrada não é o caminho certo. “Seu papel é direcioná-lo pro que pode ser feito e ser a calma que a criança precisa. Se você não sabe analisar as necessidades do seu filho, é porque a sua comunicação precisa ser melhorada e quanto mais desculpas você procura, mais você procrastina no que realmente precisa ser feito”, diz a especialista.

Como funciona a educação positiva?

Camila Menon pontudas algumas maneiras de ser respeitoso e ainda impor limites.

Oferte opções

“Ofertar opções é quando você decide primeiro o que pode ser feito e a criança escolhe entre essas possibilidades”.

Crianças que choram por tudo

“Se a criança ‘chora para tudo’ é porque você não a ensinou a lidar com o que sente e ela se comunica dessa forma, porque é a única forma que ela consegue ser ouvida. É você que tem que passar a criança de fase, ela não sabe o que fazer se não for ensinada, e simplesmente dizer que ‘não pode fazer algo’, não gera clareza”.

Crianças que não querem dividir

“Crianças precisam ser ensinadas sobre a importância de se compartilhar, MAS não é obrigando-a a fazer isso que ela aprende. Essa necessidade muitas vezes vem da insegurança dos pais, por não saber direcionar a criança, tentando calar o choro de alguém e pensando no que o outro vai pensar”.

Crianças que não querem fazer suas tarefas

“Se a criança não quer fazer mais alguma aula extra ou alguma atividade, precisa entender qual a causa. Lembrando que não se pergunta para criança se ela quer fazer o que é preciso ser feito”.

Quer mais

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.