6 dicas para comprar brinquedos e itens infantis com segurança pela internet

Outubro é o mês do Dia das Crianças, comemorado no dia 12, e com isso muitos pais e familiares presenteiam seus filhos, sobrinhos, afilhados ou filhos de amigos nessa época.

Em 2021, os brinquedos “queridinhos” das vendas do Dia das Crianças, foram: polvo de pelúcia dupla face; Fidget Toy; boneca Baby Alive e boneco Luccas Neto. Os brinquedos se destacaram entre os itens para as crianças, com 58% das vendas, e, em seguida, vieram as roupas infantis (35%).

No entanto, muitas pessoas ainda têm certo receio de comprar brinquedos e outros artigos infantis pela internet, por pensarem que não é uma forma segura de se comprar, ou que pode trazer prejuízo financeiro. Mas na verdade essa modalidade é rápida, gera economia e é bastante segura - principalmente via marketplaces.

Para Rodrigo Garcia, especialista em marketplace e diretor da Petina Soluções, o marketplace proporciona a facilidade de adquirir o produto desejado sem gastar muito tempo, pois além da forma simples de realizar a compra, o cliente não precisa enfrentar lojas cheias. “Nessas épocas de datas comemorativas, a agilidade na entrega é essencial, visto que tem marketplace com modalidade de entrega de até 3 horas. Mas que por ser uma data com alta demanda, é sempre bom se precaver e comprar com antecedência."

Quando se trata de brinquedos e artigos infantis, além do preço, a segurança é um aspecto que causa receio, e é muito importante seguir alguns cuidados. “Todo produto precisa ter a certificação do Inmetro, que comprova que foi testado e está em conformidade com os requisitos. Isso vale para qualquer tipo de item, e o comprador deve estar ainda mais atento quando se trata de artigos infantis”, afirma. Garcia lista dicas para “ir às compras” de forma virtual nesse Mês das Crianças de forma segura:

Busque as certificações de segurança

Todos os brinquedos vendidos no Brasil, inclusive os importados, precisam obrigatoriamente, por lei, conter o selo do Inmetro. “É preciso tomar cuidado redobrado na compra de brinquedos, principalmente os destinados às crianças pequenas, pois se o produto não estiver de acordo com as especificações, podem até mesmo colocar a vida da criança em risco”, alerta o executivo.

Vale ressaltar que o selo deve estar impresso na embalagem, gravado ou em uma etiqueta afixada no produto, e conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que realizou a certificação. “Isso garante que aquele brinquedo passou por testes laboratoriais e está de acordo com todos os requisitos de segurança definidos nas normas”, acrescenta Garcia.

Verifique a faixa etária do brinquedo

Quando se compra um produto infantil, o item obrigatoriamente apresenta a idade do público para o qual é destinado. Nos sites de e-commerce, essas informações vêm escritas na descrição, e em caso de dúvidas pergunte para o vendedor online.

Exija sempre a nota fiscal

É importante também sempre verificar se os produtos têm nota fiscal. É uma dica bastante simples, mas até hoje alguns consumidores não dão atenção a isso.

Diga “não” à pirataria

Alguns consumidores acabam sendo iludidos por ofertas “imperdíveis” dos brinquedos da moda quando, na verdade, trata-se de itens similares que copiam os originais - os famosos produtos falsificados ou “piratas”. Sempre há o risco também de, por não poderem avaliar os itens presencialmente, o consumidor se confundir e levar “gato por lebre”- comprar um item falsificado achando se tratar do original.

Atenção aos prazos

Como a demanda pelas compras online cresce muito nas datas comemorativas, principalmente no dia das crianças, é importante escolher e comprar o presente com antecedência para que você consiga presentear as crianças no dia certo.

Cuidado com o frete

Por último, uma dica antiga, mas que é sempre muito valiosa: preste sempre atenção no valor do frete., afinal, não adianta nada comprar um produto barato e pagar um valor de frete abusivo. Infelizmente é comum que as lojas aumentem muito o preço dos fretes para compensar os valores das promoções, o que não vale a pena para o cliente”, pontua ele.

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