Dia dos Pais com pais ausentes: como lidar?

Para quem não tem o pai presente essa pode ser uma data difícil. A psicoterapeuta Helen Mavichian dá 5 dicas de como acolher crianças nesse momento

A ausência paterna completamente a saúde da criança

Segundo um estudo australiano com quase 5 mil crianças, a negligência paterna está diretamente ligada à obesidade infantil, devido à saúde psicológica estar diretamente ligada à física. Diversos pesquisadores apontam que a figura paterna tem grande relevância no desenvolvimento infantil, sendo o carinho, a atenção e o tempo de qualidade grandes fatores no desenvolvimento de uma pessoa.

Reprodução%3A Alto Astral

Abandonar os filhos não é apenas nunca vê-los

De acordo com a psicoterapeuta Helen Mavichian, especializada em crianças e adolescentes, um pai ausente não é apenas aquele que abandonou os filhos, mas também aquele não participa integralmente da criação dos filhos.

Reprodução%3A Alto Astral

Abandonar os filhos não é apenas nunca vê-los

“Com frequência recebo em meu consultório pacientes que não convivem com o pai nem nos finais de semana, mesmo morando na mesma casa. Contam que eles trabalham muito durante a semana e os finais de semana usam o tempo livre para praticar esportes e passear. Essas crianças e adolescentes 90% das vezes relatam que quando crescerem não querem ter a mesma profissão do pai e afirmam que serão dedicados à família e aos futuros filhos”, comenta a especialista.

Reprodução%3A Alto Astral

Como ajudar crianças que sofrem com a ausência do pai?

Divulgação

1 - Fortaleça os laços familiares da criança

“Ensine a criança que um pai nem sempre precisa ter o mesmo sangue que ela e que as famílias não são todas iguais: algumas crianças são adotadas, outras criadas por familiares, algumas devido à perda ou abandono paterno são criadas por padrastos e outras são formadas só por figuras femininas ou maternas. Mas todas essas são modelos normais de família”.

Redação João Bidu

2- Seja um ponto de apoio para a criança

“É um desafio para uma criança compreender que, por não ter um pai ou ter um pai ausente, ela será "excluída" das comemorações e preparativos para a data. Proponha para a criança que outras pessoas possam fazer o papel de celebrar esse dia junto com ela, seja a mãe, um avô, tio … deixe ela escolher alguém que tenha um significado importante para ela e possa representar a figura paterna e não só nessa data especial”.

Redação João Bidu

3- Faça a criança se sentir ouvida

“Os adultos acreditam que as crianças têm as respostas para tudo assim como eles, mas não. As crianças possuem dúvidas que, aos nossos olhos, podem parecer pequenas. Escute-as com atenção para que não fiquem desmotivadas a verbalizar o que sentem. É importante criar um ambiente acolhedor onde eles consigam perguntar sem medo tudo o que causa dúvidas e ansiedade”.

Photo by Sai De Silva on Unsplash

4- Seja honesto e explique a situação

“De acordo com cada idade, vale a criança saber a verdade sobre o que acontece em suas vidas. Lembre-se de abordar o assunto sempre de acordo com a idade e entendimento da criança. Por mais frustrante e dolorosa que seja a história para uma mãe ou um adulto responsável, é necessário cuidado para não transferir essa dor e frustração para a criança (por exemplo, um pai que abandonou a família)”.

Reprodução%3A Alto Astral

5- Seja compreensivo com as emoções desta criança

“Cada criança lida com as comemorações de uma maneira diferente. Existem crianças que tiveram contato com o pai ou uma figura paterna, as perderam e podem apresentar um comportamento mais ansioso e explosivo nessas datas. Por outro lado, existem aquelas que nunca presenciaram tal figura em suas vidas e podem demorar ou nunca questionar. É importante estar atento às mudanças de comportamento nesse período e acolher os pequenos”.

Pexels

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.