Brincadeiras entre pais e filhos que ajudam no desenvolvimento infantil

As crianças estão sempre aprendendo

Isso porque o nível de plasticidade no cérebro infantil é alto e propicia que se adquiria conhecimentos a todo instante. Veja quais atividades pedagógicas podem exercitar o brincar e a mente. As indicações são de Junior Cadima, especialista em psicopedagogia, psicomotricidade e neuropsicologia aplicada à neurologia infantil.

Cottonbro/Pexels

Por que o brincar é importante?

“A atividade lúdica entre pais e filhos contempla inúmeros benefícios e podemos citar o vínculo afetivo, que é fundamental para a criança se sentir segura, amada, valorizada e respeitada. Essa relação favorece as habilidades emocionais da criança e a capacidade de se relacionar com outras pessoas", ensina Cadima.

Alexander Drummer/Pexels

Com crianças até os três anos

O especialista indica brincadeiras de faz de conta, em que se pode contar histórias ou fingir que um objeto inanimado, como uma caixa, pode ser uma casa. Assim, se estimula a imaginação, a linguagem, o pensamento e a criatividade.

Cottonbro/Pexels

Com crianças até os três anos

Vale a pena ainda investir em massinhas e brinquedos de encaixe para exercitar a atenção, raciocínio e coordenação motora.

Sharon McCutcheon/Pexels

Com crianças entre quatro e cinco anos

Aposte em brincadeiras em que a criança explore os movimentos corporais, gaste energia e conquiste autonomia motora. Jogar bola, esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, cantigas de roda, mímica e escorregar na grama são algumas válidas.

Dominika Roseclay/Pexels

Com crianças a partir de seis anos

É o momento de estimular atenção, memória, percepção, coordenação motora e autocontrole, que vão ajudar no processo de alfabetização. "Jogos de tabuleiro podem ser inseridos na rotina de brincadeiras das crianças, assim como o pique-bandeira, soltar pipa, bolinha de gude, carrinho de mão, jogo da velha e origami", diz Cadima.

Ammar Ahmed/Pexels

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!