Quais são as alergias mais comuns em crianças?

A infância é a fase onde as alergias se manifestam e muitas vezes é um desafio descobrir a origem do problema. É importante observar os sinais que o corpo das crianças dá quando entra em contato com substâncias - espirro, coceira, mal-estar - para identificar o problema junto com especialista. Entretanto, existem quatro tipos de alergias comuns em crianças.

Alergia a insetos

Logo após a picada, o corpo reage de forma exagerada, com edemas, coceira e vermelhidão no local. Dependendo do inseto - geralmente as abelhas, vespas e formigas -, a reação pode ser ainda mais grave, como um choque anafilático (irritação na pele, náuseas, vômitos, dificuldade respiratória e choque hemorrágico).

Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

Alergia alimentar

Apesar de nem sempre acontecer logo depois de comer, os sintomas principais são vômitos, sangramento nas fezes, diarreia, manchas vermelhas na pele, coceira, edema nos lábios e olhos, e choque anafilático. Os alimentos alergênicos mais comuns são leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

Alergia de pele

Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, com ou sem coceira, é bastante comum em bebês. Geralmente a dermatite atópica vai e vem, então é importante observar os produtos utilizados - sabonetes, cremes, amaciantes -, além do tratamento com especialista.

wayhomestudio para FreePik

Alergia respiratória

Asma e rinite lideram o ranking das alergias respiratórias e as crianças mais atingidas são as moradoras de cidades grandes - menos árvores e mais poluição. Apesar das duas atingirem o sistema respiratório, os sintomas são diferentes. Na asma, a criança apresenta tosse seca, falta de ar e chiado no peito. Já os pequenos com rinite têm crises de espirro, coceira no nariz e olhos, coriza e obstrução nasal.