Férias, verão e sol: saiba como proteger a pele das crianças

Pediatra ensina como aplicar protetor solar, repelente e outras formas de proteção nas crianças para evitar complicações durante os dias mais quentes

O verão está chegando e além de se divertir ao ar livre com as crianças, é hora de pensar em como protegê-las do sol. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 70% das radiações solares que irão causar câncer de pele foram recebidas infância. Além disso, a exposição inadequada ao sol pode causar insolação e envelhecimento precoce da pele. 

Leia também: Veja os principais cuidados com as crianças na praia

Foto: shutterstock
As crianças devem passar protetor solar todos os dias nas áreas expostas, independente de estar sol ou não

Por isso, em dias ensolarados ou nublados, o protetor solar será o melhor amigo do seu filho neste verão . Não se deixe enganar, o mormaço também queima! Ao Delas , a pediatra Loretta Campos explica que a pele das crianças é muito sensível e uma pequena quantidade de raios ultravioletas já é o suficiente para queimá-la. 

No caso dos bebês, o cuidado deve ser redobrado. Como o uso de protetor solar é contraindicado antes dos seis meses de vida (por causa da pele sensível e do risco de alergia), os pais devem abusar de roupas com fatores de proteção solar, bonés e chapéus para os pequenos. Também devem evitar exposição ao sol entre as 10h e 15h. 

A pediatra ainda explica que também é indicado evitar piscina e mar antes dos seis meses. O risco de uma infecção viral é maior, já que eles ainda não tomaram todas as vacinas. 

Qual fator de proteção solar comprar?

“Em média, o fator 30 é suficiente, mas nada impede que você use um fator de proteção mais forte”, orienta. Segundo Loretta, também é importante avaliar se a pele da criança é seca ou oleosa para a escolha adequada do protetor solar .

Antes de aplicar o produto por todo o corpo da criança, a pediatra indica fazer um teste de alergia. Para isso, basta passar uma pequena quantidade do protetor na parte interna do antebraço por três dias e avaliar se há alguma reação alérgica ou não.

Você viu?

Leia também: 7 cuidados essenciais com as crianças nos dias quentes de verão

Quando e como aplicar o protetor solar?

Foto: shutterstock
O protetor solar deve ser reaplicado no corpo da criança a cada duas horas e sempre após o contato com a água

Como a pediatra comentou anteriormente, o produto deve ser aplicado diariamente. “Todas as vezes que a criança for sair de casa deve ser aplicado o protetor, de preferência 30 minutos antes do passeio”, indica. E não precisa exagerar! Passe apenas o suficiente para fazer uma camada de cobertura nas áreas do corpo expostas. 

A pediatra lembra que o produto deve ser reaplicado a cada duas horas se a criança estiver em contato direto com o sol. “Lembre de reaplicar todas as vezes que entrar em contato com a água”, completa.

Além do protetor solar

O protetor solar não é a única forma de proteger as crianças do sol. Loretta sugere o uso de roupas leves e de algodão, que também ajudam a filtrar os raios solares. “Manter as crianças e hidratadas e usar águas termais na praia e na piscina”, pontua. 

Leia também: 5 cuidados para manter as crianças saudáveis no verão

Repelente também é importante

Foto: shutterstock
O repelente também é importante para proteger a pele das crianças no verão; o produto pode ser passado em todo o corpo

O uso de repelente também é importante durante o verão, principalmente se pretende passear com as crianças em um ambiente com mais insetos. A pediatra explica que o ideal é passar o produto em todo o corpo após aplicar o protetor solar, inclusive no rosto, mas com muito cuidado com o olho e a mucosa da boca.

“O ideal é que após passar o repelente se lave a mão da criança para que o produto não tenha contato com os olhos, evitando uma reação alérgica no local”, diz. 

Assim como o protetor solar, o repelente só pode ser aplicado após os seis meses. “Antes disso, a proteção é feita de forma física, com roupas de manga comprida, calça comprida, cortinado e telas nas janelas”, fala. Outra opção são os repelentes para colocar no quarto da criança.