Perigoso? Mãe diz que crianças não devem ficar sozinhas em público e abre debate
A mulher relatou que viu uma criança de 8 anos brincando e andando sozinha, sem nenhum adulto supervisionando, e comentou os riscos disso
Por iG Delas |
É arriscado deixar uma criança de oito anos brincar sozinha fora de casa? Uma mãe abriu debate sobre a idade ideal para deixar os menores desacompanhados em público quando expôs na internet a situação que ela presenciou ao levar o filho ao parque.
Leia também: Bater nos filhos para castigá-los é aceitável? Mãe se arrepende e pede conselhos
A mãe não identificada relatou tudo o que aconteceu no fórum do site britânico Mumsnet . Ela inicia o texto explicando que levou seu filho ao parque por volta das 18h30 e uma criança de oito anos, que brincava sozinha, se aproximou e começou a brincar com ele.
A mulher afirma que ficou preocupada com o fato do menino estar desacompanhado àquela hora do dia. "Eu olhei em volta e procurei por sua mãe, mas não consegui ver ninguém. Esperei mais cinco minutos e ainda não tinha ninguém. Então decidi fazer meu filho perguntar algumas coisas para ele", diz.
Com essa iniciativa, a mulher descobriu que o garoto desacompanhado tinha oito anos e estudava em uma escola no mesmo bairro do parque . "Perguntei se a mãe dele estava lá e ele disse que não, que ela estava em casa", conta a mãe, que também questionou onde a criança morava e constatou ser um pouco distante da sua casa.
Leia também: Autora reabre debate ao dizer que deixar chorar é melhor método para bebê dormir
Quando decidiu ir embora, ela incentivou o menino desacompanhado a ir junto com eles. "Eu vi ele pedalar e voltar para a casa dele em segurança", ressalta.
Você viu?
Tem idade para ficar sozinho na rua?
No decorrer da publicação, a mãe se diz preocupada com o fato de uma criança dessa idade andar e brincar sozinha , sem nenhum adulto responsável na supervisão. "Eu poderia ser uma predadora ou pedófila. Ele também estava pedalando no meio da rua, o que poderia levá-lo a ser ferido ou atropelado por um carro!", explica a mulher.
Ela finaliza o texto afirmando conhecer a escola que o garoto estuda e diz pensar em expor a situação aos profissionais da instituição.
A reação da web
A postagem gerou um dilema nos comentários, com vários internautas relatando não terem visto nenhum problema no fato da criança brincar sozinha. "Meu filho de oito anos vai sozinho. É ridículo considerar a possibilidade de denunciar que uma criança tem permissão para ir a um parque a cinco minutos de sua casa", opina uma.
"Talvez seu filho não tenha bom senso, mas isso não significa que outras crianças não tenham. A criança em questão não começou a falar com você, ele começou a brincar com seu filho", afirma outro.
Leia também: Loja gera polêmica ao vender minissaias jeans para bebês: "São muito curtas"
Algumas pessoas, porém, concordaram com a preocupação da mãe e também não deixariam os filhos brincarem sozinhos. "Eu concordo com você. Só porque é dia não significa que muitas crianças não são raptadas, estupradas e assassinadas", comenta uma.
"Eu tenho uma criança de oito anos e não deixo ela brincar em nenhum lugar onde está fora da minha visão. Não é mantê-los em uma bolha. Simplesmente não é tão seguro quanto gostaria que fosse", conta outro internauta ao concordar com a mãe .