Filhos reclamam que pais passam muito tempo com os smartphones

Quatro em cada dez adolescentes dizem que responsáveis fazem uso excessivo dos celulares; percepção pode ser devido a um choque de gerações

O uso excessivo dos smartphones pelos filhos é uma preocupação constante para os pais, mas o contrário também é verdadeiro. Envolvidos em e-mails de trabalho, leitura de notícias, redes sociais ou apenas trocando mensagens no WhatsApp, muitos pais passam tempo considerável com os olhos vidrados nos celulares. E isso é uma reclamação de quatro em cada dez adolescentes que participaram de um estudo divulgado nesta quarta-feira (29) pela ONG americana Common Sense Media.

Leia também: Criança no celular, tablet e outras telas: OMS não recomenda antes dos dois anos

Quatro em cada dez adolescentes que participaram de um estudo reclamam que os pais passam muito tempo nos smartphones
Foto: shutterstock
Quatro em cada dez adolescentes que participaram de um estudo reclamam que os pais passam muito tempo nos smartphones

A pesquisa foi realizada com 500 famílias, entre fevereiro e março deste ano, com entrevistas on-line e por telefone. Os resultados mostram que 68% dos pais acham que os filhos passam muito tempo usando seus smartphones , mas no sentido inverso o percentual também é alto: 39% dos adolescentes acham que os pais extrapolam no uso da tecnologia.

E os próprios adultos reconhecem o fato: 45% dos pais entrevistados dizem se sentir viciados em seus aparelhos telefônicos. Entre os adolescentes, o percentual é de 39%. Em estudo semelhante de 2016, os índices eram de 27% e 50%, respectivamente.

A pesquisa alerta que “a maioria das crianças (56%) com pais que se sentem viciados também se sentem viciadas, criando lares onde toda a família tem mais chances de ter esse sentimento”.

"Isso é interessante e inesperado", afirmou Michael Robb, líder da pesquisa, em entrevista ao New York Times , explicando que esse movimento pode ser explicado pelos alertas dados pela imprensa sobre o uso excessivo de celulares , que impactam as preocupações dos pais. Na outra ponta, acontece uma normalização do uso, fazendo com que os adolescentes se preocupem menos com o uso dos dispositivos móveis.

Interferência no sono

Foto: shutterstock
A maior preocupação está no fato de que os smartphones podem interferir no sono

Para o pesquisador, a maior preocupação está em como adultos e adolescentes permitem que os smartphones interfiram no sono. Um em cada três adolescentes (36%) reconheceram acordar durante a noite para checar notificações nos aparelhos. Entre os pais, o percentual é de 26%. E 62% dos pais dormem com o celular ao alcance das mãos, índice de 39% entre os filhos.

"Isso é importante porque sabemos que um sono saudável está associado com uma série de consequências positivas", afirmou Robb.

Você viu?

Para 28% dos pais entrevistados, o uso de smparthones pelos filhos prejudica o relacionamento em casa, enquanto apenas 9% dos adolescentes pensam que suas relações com os pais foram afetadas pela tecnologia . Contudo, entre os filhos que consideram os pais viciados, o percentual sobe para 20%. E entre os pais que acham os filhos viciados, 40% consideram o relacionamento deteriorado.

"A tecnologia é interativa e sedutora para qualquer um, crianças, jovens e adultos. Estar ligado à tecnologia é ruim? Não", afirmou a psicóloga Luciana Nunes, do Instituto Psicoinfo. "Fica ruim quando causa desgaste nas relações afetivas".

Choque de gerações

Foto: shutterstock
Percepção pode estar relacionada ao choque de gerações

É certo que pais e filhos passam cada vez mais tempo com seus smartphones nas mãos, seja por questões profissionais ou sociais. Luciana destaca que adultos e adolescentes fazem uso diferente da tecnologia, mas essa percepção por parte dos filhos que os pais estão dependentes dos dispositivos móveis pode estar relacionada com o choque geracional.

Segundo a especialista, na primeira infância os pais são a principal referência dos filhos, mas isso muda na pré-adolescência, quando os grupos de amigos passam a ter mais influência. Ao menos, era dessa forma que acontecia em gerações passadas.

"O que a gente esperava dos pré-adolescentes, da criação de vínculos de amizade e a busca de independência, não está acontecendo. A gente está criando uma geração que está se desenvolvendo emocionalmente de forma mais lenta", afirma a psicóloga.

Leia também: Quando dar um smartphone ao filho?

"E isso causa um choque de expectativas. Os pais, que não são nativos digitais, esperam que os filhos adolescentes já saiam sozinhos com amigos, tenham uma certa autonomia, e não percebem que os filhos ainda demandam atenção".